Inpa debate viabilidade econômica dos cogumelos durante simpósio internacional em Manaus
As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 2 de outubro com vagas limitadas. O encontro, promovido pelo Instituto, a ser realizado no Hotel Tropical, reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Por Daniel Jordano
Com o objetivo de debater a importância dos cogumelos comestíveis e medicinais para a Amazônia e promover a interação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza, simultaneamente em outubro, o Vll Simpósio Internacional sobre Cogumelos no Brasil e o Vl Simpósio Nacional sobre Cogumelos. Os simpósios serão realizados de 12 a 15 de outubro e as inscrições já estão abertas (veja as datas e prazos aqui).
Os eventos são voltados para a produção de cogumelos comestíveis e medicinais, abordando diferentes formas de cultivo. Será debatida ainda a aplicação de substâncias extraídas dos cogumelos para tratamentos de efluentes, biorremediação (quando organismos vivos são usados para remover contaminações no ambiente), bioenergia, além das propriedades nutricionais e medicinais dos cogumelos.
Para a pesquisadora do Inpa, responsável pela organização do evento, Ceci Sales-Campos, os simpósios servirão também para promover o intercâmbio entre pesquisadores da Amazônia com os de outros países. “Esse evento reunirá as pesquisas nacionais e internacionais sobre cogumelos comestíveis. Especialistas do mundo inteiro estarão aqui. Com isso buscamos promover o intercâmbio científico, tecnológico e cultural sobre o cultivo e potencial biotecnológico de cogumelos comestíveis e medicinais entre a comunidade científica nacional e internacional”, disse.
Ainda de acordo com a pesquisadora, os simpósios inserem o país no contexto mundial do mercado de cogumelos com divulgação dos estudos de espécies nativas da Amazônia para o mundo. “Vamos debater ainda formas de transferir a tecnologia de cultivo de cogumelos comestíveis para a população de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável do país. Teremos a grande oportunidade de apresentar resultados de pesquisa com estes organismos de grande importância para o homem e o meio ambiente.”, ressaltou.
Produção
Segundo a pesquisadora, a Amazônia possui potencial para a produção de cogumelos comestíveis, mas ainda é preciso a criação de uma cadeira produtiva que envolva pequenos, médios e grandes produtores. “Vamos trazer o presidente da Sociedade Internacional de Estudos Científicos de Cogumelos, Greg Seymour, além de especialistas da China, Japão, Coréia, Estados Unidos, Nova Zelândia, Espanha, Portugal e especialistas nacionais”.
Ainda de acordo com a pesquisadora, apesar de existirem vários estudos como teses, dissertações e artigos científicos, ainda há necessidade de se desenvolver um trabalho para a implementação de um nicho economicamente sustentável de cogumelos na Amazônia.
Confira a programação aqui.
Os eventos contam com a parceria Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazinas (UEA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Fundação Oswald Cruz (Fiocruz) e Sociedade Brasileira de Micologia (SBMy).
Podem participar professores, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, engenheiros agrônomos, florestais, ambientais, médicos, biomédicos, farmacêuticos, bioquímicos, e áreas afins, produtores e empresários.
Redes Sociais