Pesquisadores do Inpa ministram palestra sobre produção de trabalho científico no 4º Puxirum
O Puxirum, palavra em nheengatu (língua falada no Brasil colonial resultante da mistura entre o tupi, português e espanhol) que significa trabalho em conjunto, visa colaborar com o processo de formação dos professores da rede pública de ensino
Por Fernanda Farias
Os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Maria de Fátima Nowak e Roberto Monteiro, ministraram na manhã desta terça-feira (18), na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) - localizada na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 2549, Parque 10 de Novembro, em Manaus (AM)- , a oficina “Redação de trabalho científico”, para os professores/coordenadores do Programa Ciência na Escola (PCE), no 4º Puxirum.
Nowak, que é coordenadora do PCE, afirmou que os professores aprendem tudo na prática durante as oficinas. “Eles aprendem todas as técnicas para produzir projetos científicos e como apresentá-los posteriormente, porque todos os professores participantes já têm um grande conhecimento adquirido na graduação, mas ainda não têm a prática de viver no mundo científico, e justamente esse conhecimento que é passado para eles”, explicou.
Para o pesquisador do Inpa, Roberto Monteiro, a disseminação do conhecimento adquirido é uma obrigação ética. “Acredito que precisamos ter aquela sensibilidade social, pois todo cidadão que recebeu incentivos do Estado para sua formação, como eu, precisa repassar adiante seu conhecimento. Então, estamos plantando uma semente que, em curto prazo, deverá apresentar resultados satisfatórios para todos”, comentou.
Resultados positivos
Vários professores da rede pública de ensino participaram da oficina, e um dos principais resultados observados por eles é a mudança de comportamento de seus alunos. Segundo o professor e coordenador do projeto Agricultura Familiar da Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, localizada em área rural de Manaus, Ronaldo Gama Pereira, dentro da sala de aula o interesse pela pesquisa aumenta a cada dia.
“A princípio os estudantes adquirem conceitos e depois vão colocar em prática. Por exemplo, onde moramos eles verificam se a agricultura que é produzida lá atende aos princípios da agricultura familiar. Com isso, despertamos nos alunos o gosto da investigação científica, na comunidade mesmo que estão inseridos, analisando se a agricultura tem caráter comercial e sustentável e a partir disso encontrar soluções para a comunidade”, explanou Pereira.
O curso de Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada à Educação Básica, ministrado por mestres e doutores de várias áreas do conhecimento, que visa capacitar os professores em busca de aprimorar sua produção, ainda oferecerá cinco oficinas: “Técnicas de Apresentação do Trabalho Científico”, “Normas Técnicas da Apresentação Escrita de Trabalhos Científico”, “Submissão de Trabalho Científico”, “Relatório Técnico Científico”, e “Prestação de Contas PCE”.
PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE) é uma ação de alfabetização científica e tecnológica, destinada aos estudantes e professores da educação básica do Estado do Amazonas, projetando despertar o interesse nas áreas científicas, visto a carência de pesquisadores na região.
O PCE é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Secretaria do Estado de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), e conta com o apoio do Inpa.
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