Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa promove workshop sobre propriedade intelectual e empreendedorismo
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa promove workshop sobre propriedade intelectual e empreendedorismo

  • Publicado: Terça, 11 de Junho de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 10h46

 

O workshop busca auxiliar novos e micros empresários sobre propriedade intelectual. Além do Inpa participam do evento o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Natura e a empresa Clarke, Modet & Co.

Por Josiane Santos

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza nesta quarta-feira (12) o Workshop Regional de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo para Startups (empresas) Inovadoras e Criativas (Start Ip) destinado aos empresários, microempresários, pesquisadores e estudantes.

O evento busca esclarecer e direcionar empresas de base tecnológica e criativa sobre a propriedade intelectual.  A coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação (CETI) do Inpa, Rosângela Bentes, afirma que a preocupação do Instituto é disseminar a cultura de inovação para pesquisadores, estudantes e interessados na área, e também para iniciativa privada. “Para conseguirmos essa interação, nós temos que nos preocuparmos com o nosso lado (pesquisa) como também os novos empresários que estão surgindo”, ressalta.

Propostas de eventos como este, de acordo com Bentes, servem para disseminar a informação e as ações promovidas pelo Instituto, e também para expor a disponibilidade do Instituto em cooperar com as empresas. O Inpa tem atualmente nove empresas incubadas.

A representante da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Eliany Gomes, afirma que eventos dessa natureza servem para dar estímulo às pessoas que tem uma nova ideia ou produto, mas não sabem como proceder, onde buscar a informação e quais ferramentas necessárias para concretizar o negócio. “O Inpa hoje tem dado um apoio fantástico para a geração de negócio. Essa parceria incorpora um processo importante que é o processo de trabalhar a biodiversidade amazônica, produtos que possam ir diretamente para o mercado”, avalia.  

Segundo a consultora da empresa Clarke, Modet & Co, Glaucia Gomes, durante esse tempo em que atua na área, identificou que pequenos empresários e donos de empresas incubadas possuem uma enorme carência em relação ao assunto propriedade intelectual. Na quinta-feira (13), a empresa fará um atendimento tecnológico às empresas participantes do evento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página