Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisador do Inpa participa de reunião que visa discutir a prática da olericultura no AM
Início do conteúdo da página
Notícias

Pesquisador do Inpa participa de reunião que visa discutir a prática da olericultura no AM

  • Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 10h44

 

A Reunião Técnica “Olericultura no Estado do Amazonas” ocorre até quinta-feira (13) e tem como objetivo discutir obstáculos na produção de hortaliças no estado, ações institucionais quanto ao ensino, pesquisa e desenvolvimento e assistência técnica

Por Josiane Santos

O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Hiroshi Noda, participou na manhã desta terça-feira (11), no auditório Paulo Burhein na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Reunião Técnica “Olericultura no Estado do Amazonas”, junto com agricultores, pesquisadores, técnicos e estudantes que atuam no desenvolvimento da olericultura – produção de hortaliças – no estado do Amazonas, a fim de discutirem métodos para melhoria da atividade na região.

Na avaliação do pesquisador, especialista em melhoramento genético de hortaliças para cultivo em trópico úmido, é necessário criar uma política para dar condições que a agricultura possa desenvolver uma produção suficiente para abastecer o mercado. “O cultivo da olericultura depende de condições que favorecem o desenvolvimento e que os produtores tenham mercado que possa dar evasão a essa produção. Atualmente, o produtor tem uma competição grande com a produção que vem de fora”, explicou.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental, Marinice Cardoso, da última reunião ocorrida em 1998 até hoje, pode-se perceber um avanço do cultivo de hortaliças no estado, por conta de novos avanços tecnológicos e pesquisas desenvolvidas pela Ufam, Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Inpa e Embrapa. 

Resultados e direcionamento

Ao final da reunião técnica, a comissão organizadora irá elaborar um documento com proposta para melhoria e direcionamento da olericultura nos municípios circunvizinhos a Manaus (AM). “Esse documento poderá embasar ações, inclusive governamentais. Após a conclusão do documento será encaminhado para gestores institucionais e a quem se interessar”, explicou Cardoso.

O professor da Ufam Daniel Felipe Gentil ressalta que a finalidade do documento não será somente apresentar direcionamentos as instituições e agências de fomento, mas também estabelecerá metas e se estão sendo cumpridas pelas instituições envolvidas.

“Nós temos dentro do possível tentado trabalhar em conjunto, mas acho que precisamos ouvir mais esse grupo para que esses esforços sejam mais facilmente alcançados. E ouvir também o pessoal que está na extensão, lá na ponta, e os produtores, porque às vezes nós podemos estar direcionando a pesquisa para um lado que não seja a realidade muito próxima do que o produtor está precisando”, avaliou.   

O evento é uma realização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com, o apoio da Secretaria de Estado da produção Rural (Sepror), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam).

registrado em:
Fim do conteúdo da página