Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa recebe participantes do Projeto Lab Verde para semana de imersão científica
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa recebe participantes do Projeto Lab Verde para semana de imersão científica

  • Publicado: Domingo, 09 de Junho de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 10h43

 

Durante toda a semana, o projeto promove encontros científicos, seminário, bate-papo e uma exposição, unindo arte e meio ambiente na Reserva Adolpho Ducke e no Parque do Mindu

Por Raiza Lucena

Com o objetivo de promover a interação ciência e cultura acontece até o dia 14 na Reserva Florestal Adolpho Ducke do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e no Parque do Mindu, a semana de imersão do “Projeto Lab Verde: Experimentações Artísticas na Amazônia”, realizado pela Manifesta Arte e Cultura.

A programação da semana será finalizada no próximo sábado (15) com o seminário “Interações entre Arte e Meio Ambiente”, no Parque do Mindu, localizado na Rua Perimetral, no bairro Parque 10 de novembro, zona centro-sul da capital, aberto ao público com entrada franca. A exposição ficará no Parque até o dia 29 de agosto, também aberta a visitações.

Em sua primeira edição, o projeto recepciona quatro artistas para a realização de intervenções no Parque do Mindu, em Manaus (AM). “Este é um evento pioneiro na Amazônia que utiliza das experimentações na floresta, experimentações nas artes visuais. Nosso interesse é, sem dúvida, fazer o diálogo entre arte e meio ambiente”, afirma a coordenadora do evento, Lilian Fraiji.

A coordenadora de Tecnologia Social (COTS) do Inpa, Denise Gutierrez, elucida sobre a importância de relacionar arte e ciência: “Nas novas perspectivas na área da ciência se entende cada vez mais que tudo está inter-relacionado. Os saberes devem se conversar, dialogar, trocar, de modo que produtos de alto valor cultural, não só cognitivo, mas sobretudo afetivo e estético, possam ser produzidos. Isso é interdisciplinaridade e inclusão social a medida que a ciência contribui para o desenvolvimento integral do homem, não só de sua intelectualidade, mas dos valores do espírito incorporados na arte, por assim dizer”, afirma a pesquisadora.

Os artistas Felipe Cidade, Fernanda Rappa, Lívia Pasqual e Rodrigo Braga, que vieram de diferentes regiões do país, foram selecionados através de um edital público lançado pelo site do projeto. Durante quatro dias, eles serão recepcionados por pesquisadores do Inpa na Reserva, na intenção de investigar a Amazônia enquanto conteúdo, lugar e meio. Visitas guiadas pela reserva, observação de insetos aquáticos e pássaros, são algumas das atividades que os selecionados irão participar.

No restante da semana acontecerá a montagem das obras no Parque do Mindu, localizado na Rua Perimetral, no bairro Parque 10 de novembro, zona centro-sul da capital.

Reunião

No dia 13 (quinta-feira) haverá, às 19h, uma conversa com os artistas selecionados e os agentes culturais locais no Coletivo Difusão, localizado na Rua Monsenhor Coutinho, 801 (Centro).

O Lab Verde é uma realização do Manifesta Arte e Cultura, em parceria com o Inpa e a Prefeitura de Manaus/Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS); com o apoio do Coletivo Difusão e Hotel Go Inn Manaus. O evento é patrocinado pela Fundação Nacional de Arte (Funarte), por meio do programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais.

Para mais informações visite o site do Lab Verde.

registrado em:
Fim do conteúdo da página