Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Circuito da Ciência fecha Semana Mundial do Meio Ambiente do Inpa com 400 alunos no Bosque da Ciência
Início do conteúdo da página
Notícias

Circuito da Ciência fecha Semana Mundial do Meio Ambiente do Inpa com 400 alunos no Bosque da Ciência

  • Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 10h42

 

O evento ocorreu neste sábado (8) e reuniu escolas urbanas e da zona rural de Manaus. Ao longo da semana o número de estudantes no Bosque da Ciência chegou a 3 mil  

Por Ed Salles  

Colaborador Ascom

A 4º Edição do Circuito da Ciência de 2013 encerrou as atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), na manhã deste sábado (8), com aproximadamente 400 alunos de cinco escolas públicas da zona urbana e rural de Manaus.  Com as visitas das escolas ao longo da semana o número  de alunos que visitaram o Bosque da Ciência do Inpa  chegou a 3 mil.  

A estimativa é do coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato. “Fechamos esta edição do Circuito da Ciência com chave de ouro, pois é muito gratificante ver escolas rurais como Tarumãzinho atravessando de barco e estão aqui desenvolvendo atividades para colocar em prática quando chegar lá na comunidade. Os eventos de popularização da ciência mostram uma maturidade institucional do Inpa”, disse o Coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, ressaltando a nova identidade do Inpa como função social. “Isso é integração, a interiorização do Inpa tem nos permitido isso”, finalizou.

Durante o Circuito da Ciência deste sábado os alunos participaram de atividades como com palestras, visitas aos stands e orientações sobre a importância da consciência ambiental. Os estudantes são das seguintes escolas:Escola Municipal Abílio Alencar (AM-010, Km 35), Escola Estadual Alfredo Fernandes (Nova Esperança) e Escola Estadual Francisca de Paula de Jesus Isabel (Cidade Nova I) e da zona rural as escolas: Escola Municipal Paulo Freire (Tarumãzinho), Escola Municipal Padre Calleri (BR-174, Km 13.

O objetivo do evento era integrar escolas urbanas com alunos de comunidades rurais de Manaus, disseminando a responsabilidade social e também chamar a atenção sobre os cuidados com o ambiente natural. O diretor Raimundo Fernandes, da escola rural Paulo Freire, no Tarumãzinho, contou que na Comunidade Agrovila não existe tratamento de água. Por esse motivo a escola desenvolve um projeto desde 2012 no qual os alunos aprendem como controlar o Gás Carbônico da água e aprendem maneiras de como se prevenir de doenças.

De acordo com ele o conhecimento adquirido no Inpa será usado na comunidade “É a primeira vez que os alunos estão participando desse evento. Viemos aqui no Inpa para colher informações para depois contribuir com a comunidade. Os alunos são multiplicadores do conhecimento para os amigos e moradores da comunidade e vão ajudar na prevenção das doenças”, afirmou.

Para a estudante Nayara Oliveira da Escola Alfredo Fernandes (14), as atividades do Circuito da Ciência despertaram o interesse em proteger o meio ambiente. “É muito bom. Aqui aprendemos um pouco de tudo sobre o ambiente em que vivemos e que muitas vezes não nos importamos. Recomendo participar do evento e vou contar para meus pais o pouco que aprendi”.

Ao todo 20 stands do Inpa e de instituições parceiras foram montados para a realização das palestras que envolveram pesquisas e projetos com Malária e Dengue; Leishmaniose; Invertebrados Terrestres Vivos e Fungos do Solo; Abelhas das Orquídeas; Insetos Aquáticos; Herbário e Carpoteca; Jogos Educativos e Exposição 18 Anos no Bosque da Ciência/LAPSEA; Recursos Hídricos; Saúde Bucal/UEA-UFAM; Clube de Ciências/UFAM; Sala de Ciências/SESC; Gestão de Resíduos/Moto Honda; Com Posição Certa/UNINILTONLINS; Exposição de Produtos Reaproveitáveis e Jogos Ambientais/SEMMAS; Coleta Seletiva/SEMULSP; Com Postura/FAMETRO; Projeto Despertando a Consciência/UNINORTE; Evolução do Efeito Estufa/UNICEL; Pirogravuras em Papel Reciclado; Grupo de Escoteiro Amazonas; Projeto “Matemática Divertida: o lúdico como ferramenta de aprendizagem” – EMEF Deputado Ulisses Guimarães/PCE.

O Circuito da Ciência é uma realização do Inpa com o patrocínio da Petrobras e Moto Honda da Amazônia, e conta com o apoio de: Governo do Estado do Amazonas (SEDUC), Prefeitura de Manaus (SEMED, SEMULSP, SEMMAS), LAPSEA, ASSINPA, SESC, UFAM, UEA, FAMETRO, UNINILTONLINS, UNICEL, UNINORTE, Magistral, Brothers.

registrado em:
Fim do conteúdo da página