Circuito da Ciência fecha Semana Mundial do Meio Ambiente do Inpa com 400 alunos no Bosque da Ciência
O evento ocorreu neste sábado (8) e reuniu escolas urbanas e da zona rural de Manaus. Ao longo da semana o número de estudantes no Bosque da Ciência chegou a 3 mil
Por Ed Salles
Colaborador Ascom
A 4º Edição do Circuito da Ciência de 2013 encerrou as atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), na manhã deste sábado (8), com aproximadamente 400 alunos de cinco escolas públicas da zona urbana e rural de Manaus. Com as visitas das escolas ao longo da semana o número de alunos que visitaram o Bosque da Ciência do Inpa chegou a 3 mil.
A estimativa é do coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato. “Fechamos esta edição do Circuito da Ciência com chave de ouro, pois é muito gratificante ver escolas rurais como Tarumãzinho atravessando de barco e estão aqui desenvolvendo atividades para colocar em prática quando chegar lá na comunidade. Os eventos de popularização da ciência mostram uma maturidade institucional do Inpa”, disse o Coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, ressaltando a nova identidade do Inpa como função social. “Isso é integração, a interiorização do Inpa tem nos permitido isso”, finalizou.
Durante o Circuito da Ciência deste sábado os alunos participaram de atividades como com palestras, visitas aos stands e orientações sobre a importância da consciência ambiental. Os estudantes são das seguintes escolas:Escola Municipal Abílio Alencar (AM-010, Km 35), Escola Estadual Alfredo Fernandes (Nova Esperança) e Escola Estadual Francisca de Paula de Jesus Isabel (Cidade Nova I) e da zona rural as escolas: Escola Municipal Paulo Freire (Tarumãzinho), Escola Municipal Padre Calleri (BR-174, Km 13.
O objetivo do evento era integrar escolas urbanas com alunos de comunidades rurais de Manaus, disseminando a responsabilidade social e também chamar a atenção sobre os cuidados com o ambiente natural. O diretor Raimundo Fernandes, da escola rural Paulo Freire, no Tarumãzinho, contou que na Comunidade Agrovila não existe tratamento de água. Por esse motivo a escola desenvolve um projeto desde 2012 no qual os alunos aprendem como controlar o Gás Carbônico da água e aprendem maneiras de como se prevenir de doenças.
De acordo com ele o conhecimento adquirido no Inpa será usado na comunidade “É a primeira vez que os alunos estão participando desse evento. Viemos aqui no Inpa para colher informações para depois contribuir com a comunidade. Os alunos são multiplicadores do conhecimento para os amigos e moradores da comunidade e vão ajudar na prevenção das doenças”, afirmou.
Para a estudante Nayara Oliveira da Escola Alfredo Fernandes (14), as atividades do Circuito da Ciência despertaram o interesse em proteger o meio ambiente. “É muito bom. Aqui aprendemos um pouco de tudo sobre o ambiente em que vivemos e que muitas vezes não nos importamos. Recomendo participar do evento e vou contar para meus pais o pouco que aprendi”.
Ao todo 20 stands do Inpa e de instituições parceiras foram montados para a realização das palestras que envolveram pesquisas e projetos com Malária e Dengue; Leishmaniose; Invertebrados Terrestres Vivos e Fungos do Solo; Abelhas das Orquídeas; Insetos Aquáticos; Herbário e Carpoteca; Jogos Educativos e Exposição 18 Anos no Bosque da Ciência/LAPSEA; Recursos Hídricos; Saúde Bucal/UEA-UFAM; Clube de Ciências/UFAM; Sala de Ciências/SESC; Gestão de Resíduos/Moto Honda; Com Posição Certa/UNINILTONLINS; Exposição de Produtos Reaproveitáveis e Jogos Ambientais/SEMMAS; Coleta Seletiva/SEMULSP; Com Postura/FAMETRO; Projeto Despertando a Consciência/UNINORTE; Evolução do Efeito Estufa/UNICEL; Pirogravuras em Papel Reciclado; Grupo de Escoteiro Amazonas; Projeto “Matemática Divertida: o lúdico como ferramenta de aprendizagem” – EMEF Deputado Ulisses Guimarães/PCE.
O Circuito da Ciência é uma realização do Inpa com o patrocínio da Petrobras e Moto Honda da Amazônia, e conta com o apoio de: Governo do Estado do Amazonas (SEDUC), Prefeitura de Manaus (SEMED, SEMULSP, SEMMAS), LAPSEA, ASSINPA, SESC, UFAM, UEA, FAMETRO, UNINILTONLINS, UNICEL, UNINORTE, Magistral, Brothers.
Redes Sociais