Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa recebe visita do Secretário da ONU
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa recebe visita do Secretário da ONU

  • Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 10h41

 

Em dois dias de visita à Manaus (AM), o secretário se reuniu com representantes de instituições de educação, ciência e tecnologia do estado

Da redação da Ascom

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) recebeu na tarde desta quinta-feira (6) a visita do secretário adjunto da Organização das Nações Unidas (ONU), Thomas Stelzer, com o objetivo de conhecer as ações de conservação da bacia amazônica e desenvolvimento social do Amazonas.

O secretário da ONU veio em visita ao Brasil juntamente com uma comitiva representada pela presidente da Humanitary Foundation, Sheila Pimentel, Claudia Milaschitzky, Carmem Mateus, e pelo coordenador dos prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, José Rincon Ferreira.

O diretor substituto do Inpa, Estevão Monteiro de Paula, apresentou a estrutura funcional do Instituto destacando, principalmente, parcerias de estudos com instituições de pesquisas internacionais. Monteiro afirmou que a visita é importante para que a ONU conheça as ações feitas na Amazônia. “A ONU como instituição internacional está interessada em conhecer ações que promovam a sustentabilidade e o uso de ferramentas que possam gerar renda e desenvolvimento. O Inpa possui pesquisas que estão nessa linha como a criação de peixe em canal de igarapé, o desenvolvimento da farinha de pupunha, do uso racional da madeira para, por exemplo, confecção de instrumentos musicais como ocorre em Manacapuru (município do Amazonas). Então, essa visita aproxima a ONU das pesquisas feitas na Amazônia e assim estabelece diretrizes para futuras ações em cooperação”, disse.

Thomas Stelzer citou diversos questionamentos que o mundo faz em relação à Amazônia e suas potencialidades que possam contribuir para o desenvolvimento da região.

Na avaliação do Secretário executivo adjunto da Secretaria de Estado Ciência e Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM), Eduardo Costa Taveira, algumas questionamentos são baseadas naquilo que se observa da região, no entanto, frisou que é necessário observá-la como todo respeitando suas diferenças econômicas e sociais. “Amazônia ela tem vida, ela tem as suas complicações, quando a gente fala de desenvolvimento na Amazônia, não estamos falando da população ter bens de consumo, mas estamos falando de ter acesso à cidadania, segurança alimentar, estamos falando de valorização das vocações regionais e cultura. É nessa direção que queremos ir: conhecer a Amazônia não para preservá-la, mas para a partir dela, melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou.

Participaram também da recepção à comitiva o coordenador de Extensão do Inpa, Carlos Bueno e assessor da presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Edilson Soares. 

Após a reunião, a comitiva conheceu o Bosque da Ciência, uma das ferramentas utilizadas na divulgação da ciência.

registrado em:
Fim do conteúdo da página