Conselhos das coordenações, líderes e pesquisadores do Inpa concluem discussões sobre GPs
Avaliações e acompanhamentos dos Grupos de Pesquisa estão disponíveis em minuta elaborada após as discussões
Da redação da Ascom*
A Coordenação de Pesquisas e Acompanhamento das Atividades Finalísticas (CPAF) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) informa que no dia 31 de maio, em reunião com os membros dos Conselhos das Coordenações dos Focos Institucionais (Biodiversidade; Dinâmica Ambiental; Tecnologia e Inovação; e Sociedade e Ambiente), foi concluída a discussão sobre as diretrizes para avaliação de acompanhamento de Grupos de Pesquisa (GP), as quais vinham ocorrendo desde o segundo semestre de 2012.
Essas diretrizes tem o objetivo de dotar a instituição de ferramentas gerenciais modernas capazes de sustentar, no âmbito dos GPs, as mudanças pelas quais o Inpa tem passado na busca de um futuro mais promissor e mais encaixada nas exigências do ambiente onde atua, como instituição de ciência, tecnologia e inovação.
O conteúdo destaca e define um conjunto de conceitos relevantes, estabelecendo, assim, uniformidade na maneira de entendê-los e tratá-los. Orienta sobre criação de novos grupos, focos importantes para as avaliações e acompanhamentos e, também, sobre circunstâncias que ensejam a extinção dos grupos.
O processo de construção dessas diretrizes obedeceu a uma longa e participativa trajetória que se iniciou com a sistematização dos resultados de iniciativas anteriores internas e a busca por práticas similares existentes em outras instituições. Em seguida, por meio de sucessivos encontros, os coordenadores de foco produziram uma minuta inicial que foi submetida a diversos fóruns, seguindo as seguintes fases:
a) Apresentação e discussão dos Coordenadores de Focos com a Coordenação da CPAF e compartilhamento com a Direção;
b) Apresentação e discussão entre os membros dos Conselhos de Coordenação;
c) Coleta de subsídios junto aos líderes de grupo e junto a pesquisadores/tecnologistas interessados em contribuir para o aperfeiçoamento;
d) Sistematização e incorporação das contribuições obtidas dos conselhos, grupos e pesquisadores/tecnologistas que se envolverem no aperfeiçoamento;
e) Apresentação e discussão da versão consolidada entre conselhos, grupos e pesquisadores/tecnologistas que se envolverem no aperfeiçoamento;
f) Reapreciação junto ao conselho da CPAF;
g) Reapresentação e nova discussão com todos os membros de todos os Conselhos de Coordenação;
h) Disponibilizar o documento a ser apresentado ao Conselho Diretor em consulta pública no site do INPA por 7 dias;
i) Discussão e aprovação junto ao Conselho Diretor da instituição.
A CPAF, líder do processo, e demais dirigentes da instituição que estiveram envolvidos acreditam que a comunidade interna de pesquisadores e tecnologistas foi ampla e exaustivamente ouvida. Entretanto, coloca-se a disposição por mais uma semana para qualquer servidor da instituição que estiver interessado em conhecer o conteúdo da proposta.
Para tanto, basta encaminhar solicitação da mesma para o e-mail cpaf@inpa.gov.br. Eventuais sugestões relevantes e não contrárias ao que já foi aprovado, certamente, serão analisadas pelo Conselho da CPAF.
Há a convicção de que essa iniciativa representa um marco na história da instituição e que vai contribuir para seu dinamismo e fortalecimento.
Confira a minuta sobre a avaliação e acompanhamento dos GP's.
*Com informações da CPAF/Inpa
Redes Sociais