Bosque da Ciência do Inpa receberá 30 escolas na Semana do Meio Ambiente
De 1º a oito de junho, o Bosque da Ciência receberá cerca de 3000 estudantes de 30 escolas para visitas guiadas, unindo diversão e conhecimento
Por Raiza Lucena
Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizará diversas atividades entre o dia 1º e oito de junho. Está prevista a visita de cerca de 3000 estudantes de 30 escolas, sendo elas municipais, estaduais e particulares, durante todo o evento.
O Bosque da Ciência é um ponto turístico da capital amazonense criado com o objetivo de unir lazer e conhecimento científico. Nele, os visitantes têm a oportunidade de conhecer objetos de estudos dos vários pesquisadores que atuam no Instituto, integrando assim, sociedade e ciência.
No Bosque podem ser encontrados tanques de peixes-boi da Amazônia e viveiro das ariranhas, no Parque Robin C. Best; Casa da Ciência; Ilha da Tanimbuca; condomínio das abelhas; Paiol da Cultura; viveiro dos jacarés; entre outros. Além de conhecerem esses locais, os participantes acompanharão visitas guiadas pelas trilhas suspensas e se divertirão com jogos educativos e gincanas ecológicas.
“O contato das crianças com a natureza desenvolve a sensibilização de preservar e é isso que buscamos fazer. Oferecer a oportunidade para que as crianças vejam, possam sentir na prática esse contato”, afirma o coordenador do Bosque, Jorge Lobato.
As escolas interessadas em se encaixar na programação especial da Semana do Meio Ambiente podem ligar e receber as orientações pelos telefones (092) 3643-3192/3312 /3293.
Edição especial do Circuito da Ciência
No sábado, dia oito de junho, acontecerá a 4ª Edição do Circuito da Ciência de 2013, que encerrará as atividades e comemorações da Semana do Meio Ambiente, com início às 8h no Bosque da Ciência.
A expectativa é de que participem das atividades 400 pessoas. As escolas selecionadas são: Escola Municipal Paulo Freire (Tarumãzinho), Escola Municipal Padre Calleri (BR-174, Km 13), Escola Municipal Abílio Alencar (AM-010, Km 35), Escola Estadual Alfredo Fernandes (Nova Esperança) e Escola Estadual Francisca de Paula de Jesus Isabel (Cidade Nova I).
Dentre as atividades do Circuito, os participantes visitam estandes com os seguintes temas: Malária e Dengue; Leishmaniose; Invertebrados Terrestres Vivos e Fungos do Solo; Abelhas das Orquídeas; Insetos Aquáticos; Herbário e Carpoteca; Jogos Educativos e Exposição 18 Anos no Bosque da Ciência/LAPSEA; Recursos Hídricos; Saúde Bucal/UEA-UFAM; Clube de Ciências/UFAM; Sala de Ciências/SESC; Gestão de Resíduos/Moto Honda; Com Posição Certa/UNINILTONLINS; Exposição de Produtos Reaproveitáveis e Jogos Ambientais/SEMMAS; Coleta Seletiva/SEMULSP; Com Postura/FAMETRO; Projeto Despertando a Consciência/UNINORTE; Evolução do Efeito Estufa/UNICEL; Pirogravuras em Papel Reciclado; Grupo de Escoteiro Amazonas; Projeto “Matemática Divertida: o lúdico como ferramenta de aprendizagem” – EMEF Deputado Ulisses Guimarães/PCE.
O Circuito da Ciência é uma realização do Inpa com o patrocínio da Petrobras e Moto Honda da Amazônia, e conta com o apoio de: Governo do Estado do Amazonas (SEDUC), Prefeitura de Manaus (SEMED, SEMULSP, SEMMAS), LAPSEA, ASSINPA, SESC, UFAM, UEA, FAMETRO, UNINILTONLINS, UNICEL, UNINORTE, Magistral, Brothers.
Redes Sociais