Notícias
Jornalista e estudantes de jornalismo representando o Inpa recebem prêmio da Fapeam
A 4ª edição do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico ocorreu na noite desta terça-feira (21). A jornalista Josiane Santos e os estudantes de jornalismo Juan Mattheus e Eduardo Phillipe Gomes foram os premiados
Da redação da Ascom
Três representantes da Assessoria de Comunicação (Ascom) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) foram premiados na noite desta terça-feira (21) durante a solenidade de entrega do IV Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico. A jornalista Josiane Santos, editora chefe da revista Ciência para Todos, do Inpa, e os estudantes de jornalismo Juan Matheus e Eduardo Philipe Gomes, colaboradores, foram os premiados por reportagens sobre pesquisas realizadas no Instituto.
Josiane Santos foi a vencedora na categoria Impresso Jornal. A jornalista venceu com a reportagem sobre sistema prático para sutura de ferimentos, publicada no jornal Divulga Ciência em fevereiro de 2012. “Acho que a proposta do prêmio é válida, principalmente em uma região que ainda tem muito para que estudar e divulgar a Amazônia. Toda a equipe do Inpa está de parabéns porque o nosso trabalho é sempre em conjunto, o que resulta em uma divulgação cada vez mais ampla do que o Inpa produz na região”, disse.
O estudante Juan Matheus, que ganhou na categoria web com reportagem Inpa apresenta estudos sobre a história evolutiva recente de sapos na Amazônia, publicada no site do Instituto, afirmou que o prêmio é um incentivo e destacou o papel da divulgação científica. “Ganhar o prêmio é importante para mim, que apesar de estar apenas no quarto período da faculdade, já estou levando o conhecimento científico a toda a população”, afirmou.
Já Eduardo Phillipe venceu na categoria impresso revista com a reportagem “Micoses: as infecções causadas por fungos”, publicada em julho de 2012 na revista do Inpa. “Muito feliz pelo prêmio que recebi. Extremamente grato pela oportunidade”, afirmou.
Fonte de informação
Além dos profissionais indicados e vencedores do Inpa, premiados de veículos de comunicação de massa que venceram o prêmio ao longo dos quatro anos tiveram como base de produção ou fonte de informação, pesquisas realizadas no Instituto.
É o caso da jornalista Mônica Figueiredo, do jornal Amazonas em Tempo, que foi premiada com a reportagem “Plantas do futuro”, após um estudo realizado pelo pesquisador do Inpa Cid Ferreira.
Figueiredo destaca o papel do prêmio da Fapeam e as pesquisas feitas pelo Inpa. “No jornal nós trabalhamos com matérias do dia-a-dia, mas esse contato com pesquisadores – e o Inpa abrindo essa oportunidade- só vem a contribuir não apenas para a divulgação das pesquisas, mas também para levar essas informações à população”, ressaltou.
registrado em:
Notícias
Redes Sociais