Inpa recebe reunião internacional de autores do suplemento para o manual do IPCC
Depois de publicado pelo IPCC, o suplemento começará a ser usado por vários países como padrão para medir as emissões de gases do efeito estufa que são emitidos pelas áreas alagadas
Por Fernanda Farias
Na tarde desta segunda-feira (20), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), sediou a abertura da 4ª reunião de autores de suplemento do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) no Auditório da Ciência, com objetivo de debater sobre os métodos para medir as emissões dos gases que provocam o efeito estufa referentes às áreas alagadas.
A coordenadora de cooperação e intercâmbio do Inpa, Nadja da Cunha, explica que o evento é para reunir decisões que serão um suplemento à metodologia já existente, ou seja, os representantes dos países irão aprimorar os métodos já existentes. “A expectativa é que consigamos chegar a um consenso entre os governos. Os especialistas revisarão toda a literatura e assim buscarão uma metodologia que possa ser usada em todos os governos”, explanou.
Segundo a pesquisadora, os representantes dos países foram divididos em sete grupos, onde cada um representa um capítulo desse suplemento e vão discutir pontos específicos do tema, que são as áreas alagadas. “Para nossa região é muito importante trazer especialistas do mundo inteiro, para que eles possam entrar em contato com o Inpa e com a região amazônica, que tem quase 30% de suas áreas alagadas na maior parte do ano. É ótimo também para eles entrarem em contanto com o próprio governo, por meio de autoridades que se dedicam nas questões de mudanças climáticas, para eles saberem que nós também temos políticas regionais”, disse.
Para o diretor substituto do Inpa, Estevão Monteiro, o evento é muito importante para Amazônia, pois o que for decido terá força de lei. “Após as definições das reuniões entre os países, o texto será encaminhado ao IPCC, para que seja finalizado devidamente. E aquilo que não foi entrado em consenso, que tiver muitas discordâncias, ficará em anexo, com as devidas explicações. E o que for entrado em consenso entre os representas, durante as reuniões, será publicado no IPCC”, explica.
Programação
Ainda na noite desta segunda-feira (20) será realizada uma cerimônia de apresentação sobre o trabalho do IPCC aberta ao público, também no Auditório da Ciência do Bosque da Ciência do Inpa, localizadona Rua Otávio Cabral, em Petrópolis, na zona centro-sul de Manaus (AM).
Redes Sociais