Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa recepciona comitiva do Tribunal de Contas da União em área de pesquisa no Pará
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa recepciona comitiva do Tribunal de Contas da União em área de pesquisa no Pará

  • Publicado: Domingo, 19 de Maio de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 10h20

 

Ministro Augusto Nardes, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), visita a FLONA-Tapajós e os sítios de pesquisas do LBA em Santarém (PA) para avaliar a governança ambiental das áreas protegidas na Amazônia

Da redação da Ascom

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), como parceira do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por intermédio do pesquisador e chefe do Núcleo de Apoio à Pesquisa no Pará (Nappa), Jorge Porto, recepcionou no dia 17 uma comitiva integrada por 48 funcionários do Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE/PA), Prefeitura de Belterra e ICMBio, em área de pesquisa do LBA (FLONA-Tapajós).

Os ministros do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes e Weder de Oliveira; o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin; e a prefeita de Belterra, Dilma Serrão, dentre outros membros da comitiva, visitaram as torres de fluxo (65m) e a de acesso à copa das árvores (45m), ambas em sítio de floresta primária na Flona, no km 67 da BR 163 (Santarém-Cuiabá).

A visita da comitiva fez parte de uma auditoria operacional coordenada na área de meio ambiente, cuja coordenação está a cargo do ministro substituto Weder de Oliveira, que busca avaliar a governança ambiental das áreas protegidas na Amazônia, identificando riscos e oportunidades de melhoria, por meio da avaliação das condições normativas, institucionais e operacionais necessárias ao alcance dos objetivos traçados durante a criação das unidades de conservação.

Segundo o presidente do TCU, Augusto Nardes, “a análise dos problemas envolvendo a gestão e o controle das áreas protegidas permitirá, ao TCU e aos TCEs envolvidos na auditoria, formularem recomendações e determinações para que as ações governamentais sejam mais eficazes”.

A Conselheira do TCE/PA, Maria de Lourdes Lima de Oliveira, esclareceu: “Trata-se apenas de uma auditoria que visa detectar as boas práticas locais e as fragilidades sempre com intuito de buscar melhorias”.

Apresentação dos objetivos do Nappa

A comitiva se dirigiu ao Acampamento base do LBA no Km 84 da BR 163 (Santarém-Cuiabá) para ter conhecimento sobre as ações do programa. Na ocasião, foi apresentado um vídeo institucional e o chefe do núcleo, Jorge Porto, esclareceu uma série de dúvidas aos presentes sobre a segunda fase do programa LBA, demonstrando os esforços de cooperação, articulação e compartilhamento de infra-estrutura. Questões como: “de que modo a Amazônia funciona, atualmente, como uma entidade regional?” e “de que modo as mudanças dos usos da terra e do clima afetam o funcionamento biológico, químico e físico da Amazônia, incluindo sua sustentabilidade e sua influência no clima global?” foram bases das discussões.

LBA

O Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (LBA) se tornou um programa de governo, renovando a agenda de pesquisas iniciada em 1998, quando era mantido por acordos de cooperação internacional.

Sob a coordenação científica do Inpa, é uma das maiores experiências científicas do mundo na área ambiental: soma 156 projetos de pesquisa (100 deles já finalizados), desenvolvidos por 281 instituições nacionais e estrangeiras.

Conheça: http://lba.cptec.inpe.br/lba/site/.

registrado em:
Fim do conteúdo da página