Inpa participa de debates sobre ações para Copa de 2014
O evento realizado no Bosque da Ciência do Inpa, pela UGP Copa, debateu a questão da arborização, hotelaria e embelezamento da cidade
Eraldo Boëchat disse que a copa trará oportunidades para o turismo científico
Da redação da Ascom
Como instituição parceira para as ações para a Copa do Mundo de 2014, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) sediou nesta terça-feira (14) o evento “Troca de Experiências com a Alemanha, que sediou a Copa de 2006, sobre Embelezamento e Valorização Urbana e Modelos de Hospedagem Temporária”.
As atividades, realizadas pela Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA), órgão ligado ao governo do Amazonas, continuam nesta quarta-feira (15) no auditório do Bosque da Ciência, zona centro sul de Manaus (AM).
No primeiro dia de evento foram debatidas questões como mobilidade urbana, arborização da cidade e sustentabilidade. De acordo com o coordenador executivo da UGP Copa, Eraldo Boëchat, o conhecimento científico tem sido a base de todo trabalho feito pelos grupos ligados à questão da sustentabilidade da Copa de 2014.
Boëchat destacou o papel da ciência durante o evento e destacou o programa Fauna Livre do Bosque da Ciência, que mantém animais soltos, como as cutias. “No Bosque nós respiramos ar puro e ciência. Isso é bom para o turismo. O Inpa nos ajuda com o conhecimento. Um exemplo: como conviver com os animais que estão soltos, sem atrapalhar a vida deles? Essa é uma lição a ser aprendida”, afirmou.
Turismo científico
A Copa do Mundo, segundo Boëchat, será a oportunidade de consolidar o turismo científico na região. “A Copa é um grande eixo e cada um no seu segmento deve buscar as oportunidades. São cientistas, pesquisadores, empresários do mundo inteiro que vão ver na nossa cidade um local melhor para negócios e se desenvolver”, expôs.
O coordenador do Bosque, Jorge Lobato, disse que o Inpa se prepara para receber mais visitantes durante a Copa. “É uma experiência válida e mostra essa nova identidade do Inpa. O Instituto tem como ponto de partida agregar grandes eventos. O destino verde da Copa do Mundo é Manaus e o Bosque está nesse contexto”, assegurou.
Foto da chamada: Eduardo Gomes
Redes Sociais