Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisas desenvolvidas pelo Inpa no Alto Rio Negro resultam em livro
Início do conteúdo da página
Notícias

Pesquisas desenvolvidas pelo Inpa no Alto Rio Negro resultam em livro

  • Publicado: Quarta, 08 de Maio de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 10h05

 

Quatro anos de estudos resultaram em novas descobertas importantes para a região, beneficiando os moradores locais da região do Alto Rio Negro

Por Raiza Lucena

O Projeto Fronteira, desenvolvido por equipes multidisciplinares do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) entre os anos de 2007 e 2011, com o financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), teve como principal objetivo estudar a biodiversidade do Alto Rio Negro.

As pesquisas realizadas nos municípios de São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro resultaram em um livro intitulado “Desvendando as fronteiras do conhecimento na região amazônica do alto Rio Negro”, que reúne informações sobre a diversidade da região, inclusive novas descobertas.

A obra foi organizada pelos pesquisadores do Inpa, Luiz Augusto Gomes de Souza e Eloy Castellón, e contou com a colaboração de mais de trinta pesquisadores. “As atividades de pesquisas naquela área de difícil acesso da Amazônia foram inicialmente motivadas por interesse militar. A ideia era de levar conhecimento científico para aquela região fronteiriça, onde o Brasil faz limites com a Colômbia e Venezuela”, explica Souza.

As descobertas da obra incluem o primeiro registro de águas vermelhas, além do emprego de técnicas de biologia molecular para identificar novas espécies de peixes elétricos. O livro se divide em seis partes: o meio ambiente físico; recursos vegetais e agrobiodiversidade; diversidade da fauna; diversidade da classe insecta; endemias e doenças tropicais; e educação ambiental e biblioteca digital.

Dentre os capítulos, é possível encontrar pesquisas diversificadas, como: estudos com cubiu, incluindo receitas diversas para consumo; estratégias para a conservação das tartarugas; pesquisas pioneiras sobre a diversidade de insetos aquáticos naquela região; registro de espécies de abelhas que polinizam orquídeas; entre outras.

Capacitação

Embora a região de São Gabriel da Cachoeira, município localizado a 852 km de distância de Manaus (AM) e que foi referência para as pesquisas, apresente um ecossistema rico e de grande potencial para estudos e turismo, há também carência em recursos naturais que podem dificultar a qualidade de vida da população local.

Visando a junção de pesquisas com os benefícios sociais e econômicos para a sociedade, durante o desenvolvimento do projeto foram oferecidos treinamentos como criação de peixes em tanques ou em canais de igarapés, técnicas de marchetaria para confecção de pequenos objetos de madeira e a implantação de unidades pilotos de meliponicultura (criação de abelhas).

“Um componente importante do projeto foi o treinamento. Havia uma preocupação em formar recursos humanos, por isso as instituições locais deram apoio fundamental para o sucesso do projeto, especialmente o Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Lá há uma diversidade cultural muito variada, constituída por várias etnias e muito interesse em aprender e melhorar sua própria região”, explana Souza.

Em memória

O pesquisador ainda ressaltou a importância da participação da pesquisadora Lúcia Yuyama, que faleceu no dia 24 de abril, na coordenação do projeto: “A Lúcia Yuyama, que desenvolveu em sua carreira tecnologia de ponta sobre o valor nutricional das espécies frutíferas da Amazônia, foi uma das coordenadoras do projeto. Na fase de conclusão do Projeto Fronteira, dentre outros livros e cartilhas que foram preparadas, ela criou a Aninha, personagem que ensina as crianças a se alimentar melhor, descrevendo o valor das fruteiras locais. É preciso muito desprendimento para voltar parte de seu trabalho no desenvolvimento de cartilhas educacionais. Esses resultados trazem grande contribuição para popularização do conhecimento cientifico, reforçando o papel estratégico que o Inpa desempenha no desenvolvimento regional”.

O trabalho de Yuyama, “Aventuras de Aninha... descobrindo os alimentos da floresta”, foi preparado para uma série de Quadrinhos Educativos.

No total foram 19 produtos publicados resultantes do Projeto Fronteira, entre livros, cartilhas, baralho e fichário. Deste elenco de resultados o livro destaca-se por reunir resultados de diferentes grupos de pesquisas. Para conhecer o livro, acesse: http://www.inpa.gov.br/arquivos/livro_fronteiras/02-Livro_Fronteiras.pdf.

registrado em:
Fim do conteúdo da página