Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “Vanzo, como carinhosamente o chamávamos, fez parte de uma legião de batalhadores pela Ciência”
Início do conteúdo da página
Notícias

“Vanzo, como carinhosamente o chamávamos, fez parte de uma legião de batalhadores pela Ciência”

  • Publicado: Domingo, 28 de Abril de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 09h55

 

A afirmação é do diretor do Inpa, Adalberto Val, pelo falecimento do cientista Paulo Emílio Vanzolini. O zoólogo fez parte dos programas de pós-graduação do Inpa em 1977

Da redação da Ascom

O falecimento do pesquisador e zoólogo Paulo Emílio Vanzolini repercutiu na comunidade científica brasileira. O pesquisador, que fez parte dos programas de pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), faleceu aos 89 anos vítima de pneumonia na noite do último domingo (28) no hospitalHospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), onde estava internado há quatro dias.

O sepultamento ocorreu na tarde desta segunda-feira (29). Em 1977, no Inpa, Vanzolini ministrou a disciplina zoogeografia da América do Sul. Ele fez doutorado em Harvard (EUA) e era pesquisador do Instituto de Zoologia, especialista em répteis. Também foi professor emérito da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). 

Além de cientista Vanzolini era sambista e é o autor das canções : Ronda, Volta por Cima, Praça Clóvis, Pedacinhos do Céu.O diretor do Inpa, Adalberto Val, garante que Vanzolini era um batalhador pela ciência. “O Professor Vanzo, como carinhosamente o chamávamos, fez parte de uma legião de batalhadores pela Ciência no Brasil. Foi nosso professor de Zoologia como poucos, observava tudo, principalmente quando se tratava do objeto de estudo, pelo qual sempre foi enlevado: os lagartos. Contudo, o Professor Vanzo também era aficionado pela cultura, em especial pela música – todos conhecem “Ronda”, de sua autoria. Vá, Prof. Vanzo, descanse em paz e tenha certeza que sua robusta obra viverá entre nós", disse.

registrado em:
Fim do conteúdo da página