Metodologia de trabalho científico é tema de Aula Magna
“Mesmo que o estudante não seja cientista ao final, todo o conhecimento adquirido, ao longo do projeto, será utilizado no decorrer da vida em qualquer área escolhida”, afirmou a pesquisadora do Inpa, Maria Nowak
Por Jamyly Macedo/Ascom PCE
Com apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou nesta quinta-feira (25) a Aula Magna do curso de Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada à Educação Básica, direcionada aos professores e coordenadores que tiveram suas propostas aprovadas para a edição de 2013 do programa.
Ao todo serão nove oficinas que vão desde a “Elaboração de Trabalhos Científicos Escolares” até a “Submissão de Trabalhos”, valorizando assim a pesquisa e incentivado a publicação das mesmas.
A aula, que abordou metodologia do trabalho científico, foi ministrada pela pesquisadora do Inpa, Maria de Fátima Nowak, que falou sobre os desafios da educação nos dias de hoje e sobre a importância de se investir em programas como este. “O PCE veio para nos mostrar que educação científica não é feita a partir de uma graduação, mas sim na educação de base, onde os alunos começam a despertar interesse para determinadas profissões e carreiras”,afirmou.
Hugo Mesquita, coordenador substituto de extensão do Inpa, também esteve presente e falou sobre as parcerias que o Instituto pretende firmar com o programa. “O nosso elo principal de ligação com o PCE é a Fátima Vieira, tudo orbita ao redor dela, e a extensão do Inpa tem visto com carinho esse projeto, e vem buscando desenvolver mais, até mesmo em termos de acomodação”, disse Mesquita.
“O Programa Ciência na Escola veio com o objetivo de revolucionar a educação científica do país, despertando aquele interesse que vinha sendo perdido por ecologia, zoologia e a pesquisa como um todo”, concluiu.
Além do Inpa, outras instituições vinculadas a ciência, tecnologia e inovação também estiveram presentes, como a Fapeam; a Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS).
Redes Sociais