Inpa e parceiros, por meio de concurso, dão nome a filhote de Gavião-real em Cacoal (RO)
O concurso foi realizado com estudantes do 5º a 7º ano do ensino fundamental do município de Cacoal, em Rondônia, com o objetivo de conscientizar as comunidades do entorno do ninho
Da redação da Ascom
Os organizadores do concurso “Dê um nome ao gavião-real filhote fêmea do Ninho São José, Linha 9, Cacoal – RO”, promovido pelo Programa de Conservação do Gavião-real (PCGR) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), lançado em março deste ano para a rede de escolas municipais e estaduais do município de Cacoal (RO), divulgou o resultado nesta terça-feira (23).
O vencedor foi o estudante do sétimo ano do ensino fundamental da Escola Estadual Izidoro de Souza Meirelles, Jeriel Suruí. O nome sugerido pelo estudante foi “Walet abikãr”, que na linguagem Tupi-Mondé significa “mulher que busca melhor qualidade de vida”.
Além do Inpa, o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Secretaria Municipal de Educação de Cacoal (SEMED), Coordenação Regional de Educação da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/CRE/Cacoal), Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Polícia Militar Ambiental e Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED), trabalharam em conjunto para dar nome ao filhote de gavião-real.
Processo de escolha
Participaram 388 estudantes de sete escolas municipais e estaduais da área urbana e rural do município de Cacoal (RO) e tiveram um mês para pesquisar um nome indígena que seria dado ao filhote.
Segundo os organizadores, a comissão foi criteriosa na avaliação. Na primeira etapa selecionaram as melhores sugestões. Em seguida, verificaram o significado e a origem dos nomes propostos.
Cerimônia de premiação
Mais de 130 pessoas estiveram presentes no IFRO Campus de Cacoal durante a cerimônia de entrega dos prêmios.
Durante o evento, houve uma palestra com a pesquisadora do Inpa, Tânia Sanaiotti, onde esclareceu sobre como são realizados o monitoramento, a captura e a marcação de Gaviões-reais nas áreas de atuação do Projeto e esclareceu dúvidas sobre a biologia, a reprodução e curiosidades do Gavião-real. “O público presente na cerimônia demonstrou bastante interesse sobre esta espécie de ave de rapina e a atuação do Projeto Gavião-real”, comenta.
A entrega dos prêmios está agendada para dia oito de maio na escola vencedora. Além disso, os finalistas do segundo lugar (de escolas distintas), que sugeriram o mesmo nome, receberão uma camiseta do Projeto Gavião-real.
De acordo com os organizadores, a escola do aluno que sugeriu o nome vencedor receberá uma bola de futebol e os colegas da sala de aula onde ele estuda foram presenteados com um passeio de ônibus até o ninho.
Na palestra a bióloga Tânia explicou que a educação ambiental é entendida como peça chave da preservação e tem sido enfocada e trabalhada nas comunidades de entorno de áreas de ninhos. “Temos obtido sucesso no envolvimento comunitário, o que tem refletido na ampliação das localizações de ninhos, manutenção de pequenas matas no entorno das árvores dos ninhos e na diminuição no abate da espécie. É também o caso do ninho São José, onde a família do proprietário João Engelhardt está participando da preservação da família de gaviões que ali vive”, explica.
Outro nome sugerido, tanto pela estudante Mirelle Medrades Romão, da escola municipal Agostinho Goes de Oliveira, quanto pelo estudante Alex Teixeira, da escola Maria Socorro Viana de Almeida, ambos de 10 anos, foi Guaraciara e receberão uma camisa do Programa.
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