Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa recebe visita do pesquisador português Nelson Lima
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa recebe visita do pesquisador português Nelson Lima

  • Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 09h31

 

O pesquisador conheceu a coleção de micro-organismos do Instituto e discutiu possíveis colaborações entre o Inpa e a Universidade de Minho (Portugal)

Por Raiza Lucena

Nesta quarta-feira (17), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) recebeu a visita do pesquisador da Universidade de Minho, em Portugal (PRT), Nelson Lima, que teve como objetivo conhecer a coleção de cultura de micro-organismos e discutir colaborações do Instituto com a Universidade para o entendimento do potencial da biodiversidade dos países.

Lima é responsável pelo setor de Biotecnologia Ambiental no Centro de Engenharia Biológica da Universidade de Minho (em Braga, Portugal), do qual possui uma coleção de cultura de fungos filamentos, referência na Europa.

“O interesse de visitar o Inpa é porque é um Instituto de reconhecimento internacional inserido em uma área de diversidade biológica extremamente importante, com potencial enorme e do qual precisamos colaborar com as pesquisas que estão sendo feitas para se ter uma compreensão desse potencial, principalmente na conservação de material biológico”, explica.

O pesquisador, que conheceu a coleção de cultura de micro-organismos do Inpa, também buscou entender mais sobre o programa e discutiu problemas em comum, como conservação, e a realidade dos estudos sobre a coleção: “Interessa saber as dimensões dos problemas da biodiversidade, gerenciamento e conservação, além de obter informações, principalmente com fungos, para compreender problemas de exportações nos critérios de segurança e higiene que a Europa impõe”.

A pesquisadora do Inpa, Maria Aparecida de Jesus, recebeu e acompanhou Lima durante toda a tarde. "Essa visita é importante, principalmente, na questão da coleção de cultura de micro-organismos. Ele é um conhecedor do assunto, pois é responsável na Europa. Lá tem todos os protocolos que devem ser seguidos na parte de curadoria, que no Brasil ainda não temos estabelecidos. E como temos um dos poucos Institutos do país com um programa de coleção, é importante compreender como tudo deve ser seguido dentro de uma coleção de micro-organismos", afirma.

 

O pesquisador, além do Inpa, já visitou o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/ Fiocruz AM) e irá visitar a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) nos próximos dias.

registrado em:
Fim do conteúdo da página