Moradores e representantes do Inpa discutem uso sustentável de recursos naturais da Floresta Nacional do Tapajós
A reunião ocorreu em uma aldeia Munduruku no município de Belterra (PA) durante eleição do novo Conselho Consultivo da Floresta Nacional do Tapajós. Estavam presentes organizações civis e governamentais.
Da redação da Ascom
Com o objetivo de estimular o uso sustentável dos recursos naturais o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e chefe do Núcleo de Apoio à Pesquisa no Pará (Inpa/Nappa) Jorge Porto, reuniu-se, nesta quarta-feira (10), com representantes de cooperativas, líderes comunitários e representações indígenas da Floresta Nacional do Tapajós (Flona Tapajós), no oeste do Pará.
A reunião ocorreu em Bragança, uma das aldeias Indígenas da etnia Munduruku, durante a eleição do novo Conselho Consultivo da Flona Tapajós. Representantes dos municípios de Belterra e Aveiro também participaram do encontro.
O administrador da Flona Tapajós, Fábio Menezes de Carvalho, o Cacique Domingos Munduruku e o Diretor da Cooperativa Mista da Flona do Tapajós (Coomflona), Sérgio Pimentel Vieira, reafirmaram ao pesquisador do Inpa a vontade de aumentar a colaboração com o Instituto para o uso sustentável dos recursos florestais com base na pesquisa científica, o que, segundo Porto, serviu para estreitar relações. “Ouvimos as demandas locais para futuras colaborações com o Inpa. A reunião também serviu para reforçar a presença do Instituto no Oeste do Pará já que chefio o Núcleo de Apoio a Pesquisa do Pará (Inpa/Nappa) onde também está inserido na Flona Tapajós o programa governamental LBA”, disse.
Redes Sociais