Pesquisador do Inpa reúne em cartilha estudos sobre doenças transmitidas por insetos na Amazônia
A cartilha intitulada “Entomologia médica: doenças transmitidas por insetos na Amazônia” traz informações sobre doenças como dengue e malária
Por Raiza Lucena
O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Eloy Guillermo Castellón, reuniu junto com pesquisadores colaboradores do Instituto, do Instituto Lêonidas e Maria Deanne da Fiocruz/Manaus, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Fundação de Medicina Tropical de Manaus (FMT), uma cartilha com as principais doenças transmitidas por insetos na Amazônia.
A cartilha, de acordo com Castellón, foi escrita com uma linguagem simples e também apresenta fotos ilustrativas dos insetos e seus estágios, seus parasitas e da doença agindo no corpo.
Destinada aos estudantes do ensino fundamental e médio, e à população interessada, o pesquisador notou, em viagens para o Alto Rio Negro no Amazonas (AM), a falta de informação sobre o contágio das doenças: “A população sabe das doenças, mas não sabem como elas são causadas. Vendo essa falta de informação, pensei em produzir uma cartilha no intuito de os professores passarem a informação aos estudantes e eles repassarem essa informação em casa”, afirma o pesquisador.
O autor, que estuda insetos há 41 anos, aborda sobre a doença de chagas, leishmaniose, miíases, vírus oropouche, dengue, malária, febre de tifo, entre outros, além de seus causadores. Informa, ainda, sobre cuidados básicos que se deve ter para a não-contaminação, como, por exemplo não deixar água parada em alguns locais, lavar bem as frutas e ter um cuidado especial com a higiene pessoal.
A cartilha foi editada pelo Projeto Fronteira e financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI). Acesse a edição ONLINE.
Redes Sociais