Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisador do Inpa reúne em cartilha estudos sobre doenças transmitidas por insetos na Amazônia
Início do conteúdo da página
Notícias

Pesquisador do Inpa reúne em cartilha estudos sobre doenças transmitidas por insetos na Amazônia

  • Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 09h19

 

A cartilha intitulada “Entomologia médica: doenças transmitidas por insetos na Amazônia” traz informações sobre doenças como dengue e malária

Por Raiza Lucena

O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Eloy Guillermo Castellón, reuniu junto com pesquisadores colaboradores do Instituto, do Instituto Lêonidas e Maria Deanne da Fiocruz/Manaus, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Fundação de Medicina Tropical de Manaus (FMT), uma cartilha com as principais doenças transmitidas por insetos na Amazônia.

A cartilha, de acordo com Castellón, foi escrita com uma linguagem simples e também apresenta fotos ilustrativas dos insetos e seus estágios, seus parasitas e da doença agindo no corpo.

Destinada aos estudantes do ensino fundamental e médio, e à população interessada, o pesquisador notou, em viagens para o Alto Rio Negro no Amazonas (AM), a falta de informação sobre o contágio das doenças: “A população sabe das doenças, mas não sabem como elas são causadas. Vendo essa falta de informação, pensei em produzir uma cartilha no intuito de os professores passarem a informação aos estudantes e eles repassarem essa informação em casa”, afirma o pesquisador.

O autor, que estuda insetos há 41 anos, aborda sobre a doença de chagas, leishmaniose, miíases, vírus oropouche, dengue, malária, febre de tifo, entre outros, além de seus causadores. Informa, ainda, sobre cuidados básicos que se deve ter para a não-contaminação, como, por exemplo não deixar água parada em alguns locais, lavar bem as frutas e ter um cuidado especial com a higiene pessoal.

A cartilha foi editada pelo Projeto Fronteira e financiado pela  Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI). Acesse a edição ONLINE.

registrado em:
Fim do conteúdo da página