Edição especial do Circuito da Ciência comemora 18 anos do Bosque da Ciência
Localizado dentro do campus I do Inpa, na zona centro-sul de Manaus (AM), o Bosque da Ciência criado em 1995, ocupa uma área de 13 hectares, e tem como principal objetivo estimular e promover a divulgação e difusão científica, além da educação ambiental
Por Josiane Santos
Um dos instrumentos de aproximação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) com a sociedade, o Bosque da Ciência recebeu neste sábado (6) em comemoração aos 18 anos de existência a primeira edição deste ano do projeto Circuito da Ciência.
Segundo o coordenador do Bosque da Ciência e do projeto Circuito da Ciência, Jorge Lobato, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas já visitaram o local nesses 18 anos. Recentemente, o espaço passou por reformas estruturais com o objetivo de atender pessoas com necessidades especiais. Por isso, o coordenador destaca que o instituto busca novos investimentos para atender a todo o público já visando a Copa do Mundo de 2014.
“Estamos com um grande projeto de consolidação do Bosque da Ciência visando à acessibilidade e também para a Copa do Mundo. E o Bosque está inserido com um dos 10 pontos turísticos da cidade de Manaus que será amplamente divulgado”, destacou.
Circuito da Ciência
O Circuito da Ciência é um projeto do Inpa que visa difundir conhecimento e educação ambiental para estudantes de escolas públicas realizado no último sábado de cada mês. Por meio de estandes e outras atividades, os jovens podem acompanhar e aprender sobre projetos científicos de várias instituições, além de interagir com o meio natural amazônico que o Bosque oferece.
Nessa edição especial, as escolas selecionadas para essa primeira edição foram: Escola Estadual Antônio Teles (Presidente Vargas), Escola Estadual Bom Pastor (Crespo), Escola Municipal Dulcineide dos Santos Dias (Terra Nova) e Escola Municipal Madalena dos Santos (Novo Israel).
Retorno
Na avaliação do coordenador, algumas escolas que já participaram do Circuito da Ciência começam a implantar projetos de educação ambiental com o conhecimento obtido no projeto. Outro retorno destacado por Lobato é de estudantes que procuram os pesquisadores para participarem de projetos dentro do Instituto voltados para jovens como o Programa de Iniciação Científica (Pibic – Jr) e o voluntariado.
Mais alcance
Em edições anteriores, o projeto Circuito da Ciência atendia escolas localizadas em comunidades próximas de Manaus. Esse ano, estudantes de escolas públicas dos municípios de Rio Preto da Eva, Iranduba e Manacapuru participarão do projeto.
Parceiros
O Circuito da Ciência é uma realização do Inpa com patrocínio da Petrobras e Moto Honda da Amazônia e com o apoio de: Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS/MCTI), Governo do Estado do Amazonas (Seduc), Prefeitura de Manaus (Semed, Semsa), Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa), Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa) Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Social da Indústria (Sesi), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Centro Universitário Nilton Lins (UniNiltonLins), Faculdade Literatus (UniCEL), Centro Universitário do Norte (Uninorte/Laureate), Magistral e Brothers.
Redes Sociais