Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Biotério Central do Inpa é referência na região Norte
Início do conteúdo da página
Notícias

Biotério Central do Inpa é referência na região Norte

  • Publicado: Segunda, 25 de Março de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 09h01

 

O Biotério é o local onde são criados e mantidos animais com a finalidade de serem usados como cobaias em experimentação animal

Por Josiane Santos

Em recentes visitas ao Biotério Central do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), representantes da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) e do Hospital Israelita Albert Einstein conheceram as instalações do Instituto e buscam firmar futuras parcerias.

A professora da UFPE, Glória Isolina Pinto Duarte, ressalta que a visita ao Biotério do Instituto é imprescindível, pois é a que mais se aproxima da realidade do Biotério da UFPE. “Nosso objetivo é conhecer o biotério para que nós possamos adaptar as condições do biotério da Universidade Federal de Pernambuco de criação às normas internacionais. O Biotério é motivo de orgulho para esse Estado, pois o Inpa tem hoje um biotério de referência”, comenta. 

A gestora técnica administrativa do Biotério do Inpa, Natália Salinas, ressalta que essas visitas trazem incremento para a Instituição e importante trocas de experiências, como foi o caso da visita da equipe do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo (SP), com objetivo de firmar parceria com o Inpa, para o fornecimento de animais de laboratório para o Instituto Albert Einstein de Pesquisa.  

Certificação internacional

Em junho, o Inpa dará entrada na acreditação - reconhecimento formal para realizar atividades com segurança - na Associação Internacional para Avaliação e Acreditação de Laboratórios de Cuidado com Animais (AAALAC - sigla em inglês), instituição específica para acreditação de animais de laboratório e institutos de criação e experimentação de animais de laboratório internacionalmente. O único centro de experimentação animal no país que possuí essa certificação é o Hospital Israelita Albert Einstein.  

Se aprovado, o Biotério Central do Inpa seria o primeiro biotério de criação do Brasil a possuir essa certificação. “A nossa pretensão com essa certificação é porque trabalhamos de acordo com todas as normas internacionais, promovendo o bem estar animal, com todos os enfoques, desde a produção da matéria-prima até a entrega e organização dos trabalhos de experimentação nos laboratórios aqui do Instituto”, explica Natália Salinas.

Rede de biotérios do AM

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS) está incentivando a implementação de uma Rede de Biotério do Amazonas com a participação de todos os biotérios do estado. “O objetivo da Rede é fazer com que os biotérios fiquem adequados de acordo com o padrão que a lei atual exige. Nós queremos nos tornar independente das outras regiões, porque no Amazonas a dificuldade de acesso (logística) é grande, nós queremos manter um suporte e assim treinar pessoal”, destaca. Sete instituições de ensino e pesquisa estão envolvidas neste processo.

Treinamento e capacitação

O biotério realizou em 2012 o I Curso de Animais de Laboratório do Inpa com o objetivo de treinar e capacitar técnicos. Segundo Salinas, o próximo passo é realizar um curso para treinar pesquisadores e doutorandos. “Será um curso mais elaborado de atualização da área de treinamento e capacitação de recursos humanos”, ressalta.

Possíveis intercâmbios de pessoal foram discutidos entre as instituições de outros estados quanto à troca de informações. De acordo com a gestora do biotério do Inpa, existe uma abertura por parte da direção do Instituto para que este centro se torne uma referência em capacitação e treinamento contínuo dos profissionais como forma de manter o padrão de excelência.

registrado em:
Fim do conteúdo da página