Inpa recebe termo de entrega da Reserva Adolpho Ducke
O Instituto recebeu o documento da área, antes da União, em que fica localizada a Reserva Ducke, a 26 km da capital amazonense, na rodovia AM-010, que liga Manaus e Itacoatiara
Da redação da Ascom
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) recebeu nesta segunda-feira (25) o termo de entrega da Reserva Florestal Adolpho Ducke, entregue pelo Superintendente do Patrimônio da União (SPU/AM), Silas Garcia, em reunião com diretor do Instituto, Adalberto Val.
A área da Reserva Ducke foi doada pelo governo do Estado do Amazonas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) quando o Inpa era subordinado ao órgão. No fim dos anos 80 a área ficou sob a responsabilidade do Inpa, mas com titularidade da União.
Segundo Val, a medida traz mais seguranças às ações do Inpa no local. “Sentíamos falta dessa documentação. Esse termo de entrega dá uma tranquilidade para fazer investimentos e pesquisas”, disse.
Já Garcia afirmou que a medida tem como objetivodar mais autonomia ao Inpa e destacou a função socioambiental da reserva. "A Reserva Ducke é importante do ponto de vista histórico, mas ela é importante devido o seu papel de regulação do clima em Manaus. Esse fator nos fez dar celeridade ao processo", afirmou.
Redes Sociais