Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pós-graduação Inpa: começa pré-seleção para estudantes de doutorado do Acre
Início do conteúdo da página
Notícias

Pós-graduação Inpa: começa pré-seleção para estudantes de doutorado do Acre

  • Publicado: Quinta, 21 de Março de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 09h00

 

Representantes da Ufac e Inpa participaram de reunião para análise de documentos. 15 selecionados farão o curso no Programa de Pós Graduação em Ciências de Florestas Tropicais oferecido pelo Inpa a partir de convênio firmado em 2012 entre as instituições

Por Daniel Jordano

Começou a pré-seleção para os 15 alunos de doutorado do Acre (AC) que irão participar do Programa de Pós Graduação em Ciências de Florestas Tropicais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). A pré-seleção dos estudantes teve início com uma reunião entre pesquisadores do Inpa e representantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) nesta sexta-feira (22).

Ano passado Inpa e Ufac assinaram um convênio para a inserção dos estudantes de mestrado do Acre no programa que será oferecido em duas fazes: uma em Rio Branco (AC) e outra na sede do Inpa em Manaus (AM).

De acordo com o coordenador do Programa, José Francisco de Carvalho, haverá uma seleção na capital acreana. “Em Rio Branco ocorrerá a defesa do projeto na primeira quinzena de maio. Fechada a seleção, as aulas irão começar em agosto com uma disciplina nossa oferecida no Acre. Já as disciplinas obrigatórias serão em Manaus”, afirmou.

Qualificação e desenvolvimento

Segundo Carvalho o convênio é importante, pois amplia as ações do Instituto em outros Estados da região. “Com essa iniciativa, o Inpa passa a ter um braço acadêmico do programa no Estado do Acre, qualificando mão-de-obra, fazendo ciência em toda a Amazônia”, ressaltou.

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Ufac, Josimar Ferreira, disse que o curso irá atender professores da Instituição que não possuem mestrado na área, mas que profissionais de outras instituições também podem participar. “Além dos professores da Ufac, instituições como Instituto Federal do Acre e Embrapa podem participar. Essa parceria com Inpa é importante, pois com ela vamos formar doutores nessa área. Com isso nós vamos ter condições de ter nossos programas de pós-graduação em ciências florestais no Acre”, afirmou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página