Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa participa de reunião sobre desenvolvimento de projetos de pesquisas em áreas rurais
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa participa de reunião sobre desenvolvimento de projetos de pesquisas em áreas rurais

  • Publicado: Quinta, 21 de Março de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 08h59

 

O evento aconteceu no auditório da biblioteca do Inpa reunindo diversas instituições com o intuito de criar uma política para alavancar o avanço na produção rural

 

Por Fernanda Farias e Raiza Lucena

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e mais 13 instituições participaram, na manhã desta sexta-feira (22), de uma reunião realizada pela Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab) com o objetivo de proporcionar visibilidade aos projetos de pesquisas de institutos que trabalham diretamente com o setor primário nas zonas periurbanas - área que se localiza para além dos subúrbios de uma cidade -e rural no município de Manaus (AM). Cada instituição apresentou resumidamente seus projetos de pesquisa.

Representando a coordenação de Tecnologia e Inovação (COTI) do Inpa, a pesquisadora Elizabeth Gusmão comentou sobre as atividades de pesquisas que o Instituto desenvolve envolvendo tecnologia em nível industrial, empresarial e social. “Hoje em dia, as tecnologias sociais são de extrema importância para o desenvolvimento sustentável da nossa região, pois existe uma demanda muito grande. E é importante implementar medidas para que essas tecnologias sejam utilizadas pelo pequeno produtor e pela sociedade toda”, argumentou.

Gusmão explica que existem pesquisas com potencial para melhorar o desenvolvimento social.Muitas de nossas pesquisas tem viabilidade para ajudar no desenvolvimento da região. E já temos algumas tecnologias sendo negociadas com algumas empresas, através da incubadora do Inpa. Por exemplo, a farinha de pupunha, Água Box, e outras tecnologias que serão implementadas juntamente com as industriais”, explicou.

Para a organizadora da reunião no Inpa, Denise Gutierrez, o evento contribui para o avanço da área rural. “Nesta ocasião, podemos mostrar nosso potencial e colaborar com a produção rural do município. Além dos projetos de pesquisa, apresentamos os resultados para que tudo se torne bens sociais, que contribuam para o desenvolvimento econômico, geração de emprego e melhoria para a qualidade de vida”, explanou.

Instituições parceiras

Juntamente com o Inpa, as treze instituições que apresentaram seus projetos foram: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria do Estado de Produção Rural (Sepror) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Além da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Federação de Agricultura e pecuária do Estado do Amazonas (SENAR/FAEA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária (Incra), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A reunião foi promovida pela Sempab e após as apresentações serão verificadas quais pesquisas podem ser desenvolvidas na região amazônica, principalmente na capital do Estado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página