Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa recebe oitavo peixe-boi apenas no primeiro trimestre de 2013
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa recebe oitavo peixe-boi apenas no primeiro trimestre de 2013

  • Publicado: Quarta, 20 de Março de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 08h58

 

O diretor-executivo da Ampa, Jone César, ressalta que em média são recebidos 12 animais por ano

Por Clarissa Bacellar

A Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), parceira do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), recebeu no fim da manhã desta quinta-feira (21) um filhote de peixe-boi encontrado ontem (20) à margem esquerda do Rio Negro na Comunidade de Panacarica, localizada na divisa do Amazonas com o sul do Estado de Roraima (RR). 

O filhote, de 73 cm e 6,5 kg, foi encontrado por uma funcionária pública da Prefeitura do município de Barcelos (AM), Rosângela Vieira, na confluência do Rio Negro com o Rio Branco e trazido à capital amazonense de recreio (barco regional), sob os cuidados de dois agentes ambientais, Terezinha Lemos e Moisés Carvalho. O animal foi entregue à bióloga da Ampa, Isabel Reis. Este último animal que chegou é o de número 202 já trazido ao Projeto Peixe-boi desde sua criação, em 1974.

De acordo com diretor-executivo da Ampa, Jone César, este é o segundo menor filhote recebido pela Associação nos últimos 10 anos - o menor de todo o projeto, desde 1974, foi Eva, com 62 cm e pesava 4,8kg, que morreu em 2011, dois dias após sua chegada -. O peso médio de um filhote resgatado é 13kg. “O estado de saúde dele aparentemente é bom. Ele está com pequenos ferimentos na cauda, provavelmente mordidas de piranhas, mas nada grave”, afirmou. O animal deverá passar por exames com veterinários do Inpa ainda hoje (21).

registrado em:
Fim do conteúdo da página