Inpa participa de projeto que incentiva experimentações artísticas que promovem o meio ambiente
A inscrição é gratuita e será realizada até o dia 14 de abril. Artistas de todo o Brasil podem participar
Por Fernanda Farias
Em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), a Manifesta Arte e Cultura, realizará o projeto “Lab Verde: Experimentações Artísticas na Amazônia”, que selecionará cinco artistas de todo o país para participar do curso na Reserva Florestal Adolpho Ducke, localizado no km 26 da Estrada Manaus-Itacoatiara (AM-010), no intuito de promover o meio ambiente como fonte de ideias para produções artísticas.
O projeto pioneiro levará os artistas a uma reflexão sobre as artes e o meio ambiente, para que, a partir de suas experiências na Reserva Ducke, produzam conteúdos inéditos nas artes visuais. Os selecionados serão consagrados com três mil reais para confeccionar suas obras, que ficarão disponíveis para visitação pública no Jardim Botânico Adolpho Ducke (no bairroCidade de Deus,zona norte de Manaus/AM).
Durante a imersão na Reserva, que iniciará em 14 de junho, os artistas serão orientados por uma equipe especializada, entre eles a coordenadora de tecnologia social do Inpa, Denise Gutierrez, que participará da banca de avaliação e orientação dos projetos realizados.
“Essa parceria é muito importante para o Instituto, pois além de ser uma pioneira, o curso terá um alcance nacional e possibilitará uma produção cultural a partir da floresta, dos recursos da floresta. Acredito que esse projeto também possa incentivar aqueles pesquisadores que de alguma maneira trabalhe com produções artísticas”, declara Gutierrez.
Inscrições
A inscrição é gratuita e será realizada até o dia 14 de abril, no site www.labverde.com.br. Conforme o edital, a participação é aberta a todos, profissionais e estudantes; artistas, arquitetos, paisagistas, biólogos, fotógrafos, designers e interessados no tema da convocatória.
O projeto “Lab Verde: Experimentações Artísticas na Amazônia”, conta com o patrocínio da Rede Nacional Funarte de Artes Visuais/ Fundação Nacional de Arte (Funarte), e apoio da Prefeitura de Manaus, do Museu da Amazônia (Musa) e da Casa de Cultura Digital.
Para mais informações visite a página do projeto na rede social Facebook: LABVerde, pelo e-mail contato@labverde.com.br, ou ainda por meio da Assessoria de Imprensa do projeto: (11) 97673-6801 ou (11) 981758504.
Sobre a Reserva Florestal
Localizada a 25 km de Manaus, na Estrada Manaus-Itacoatiara (AM-010), a Reserva Florestal Adolpho Ducke é coberta por uma típica floresta tropical da Amazônia e abriga 100 km2 de mata preservada, o que a torna a maior reserva florestal urbana do mundo. Criada em 1963 com o objetivo de preservar a floresta amazônica para o futuro, é administrada pelo Inpa, responsável por cuidar da área de conservação e preservar sua biodiversidade.
Redes Sociais