Inpa participa de debate sobre modelos para definir níveis de metais em águas no Vietnã
Pesquisadores brasileiros e de países da Europa, Estados Unidos e Canadá participam das discussões
Da redação da Ascom
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participa de uma série de debates promovidos pelo governo do Vietnã (Ásia), que está interessado em aplicar o modelo para definir os níveis de metais em suas águas territoriais e para isso realiza eventos com pesquisadores de diferentes países. Dentes eles, está o diretor do Instituto, Adalberto Val.
Os pesquisadores apresentaram os resultados sobre o modelo chamado pelos cientistas de ligante biótico (BLM, sigla em inglês).
Participação do Inpa
Na última semana ocorreu uma reunião na sede do Ministério do Meio Ambiente do Vietnã para a realização do workshop “O modelo do ligante Biótico: bases técnicas e sua aplicação para qualidade ambiental referente a metais”.
De acordo com Val, outros países da região estão interessados na metodologia, mas para várias regiões há necessidade de um inventário biológico e informações básicas sobre a química da água. “Apresentei o trabalho que desenvolvemos no Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular do Inpa com o apoio da FAPEAM, CNPq e ICA (International Copper Association), trabalho esse que tem sido tomado como referência uma vez que envolveu 14 diferentes espécies, sendo 13 espécies de peixes, de vários ambientes da Amazônia, incluindo os três tipos básicos de água”, explicou.
Redes Sociais