Inpa recebe estudantes da rede pública em comemoração ao dia do bibliotecário
Os jovens conhecerão o acervo e serviços prestados pela biblioteca do Instituto. As atividades começam às 9h pela manhã e às 15h à tarde
Por Raiza Lucena
Nesta terça-feira (12) o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) receberá 60 estudantes, crianças e jovens de nove a 15 anos, da Escola Aristóteles Comte de Alencar, do bairro Armando Mendes (Manaus/AM), para conhecerem a biblioteca do Instituto em comemoração ao dia do bibliotecário.
Serão 30 alunos pela manhã, e 30 à tarde, participando da programação “Momentos de Leitura” além de visitas guiadas aos principais setores do prédio para a informação dos serviços prestados pela biblioteca. A visita, além de mostrar os setores da biblioteca e incentivar a leitura, tem o objetivo de mostrar o trabalho de um bibliotecário, que recebe, guarda, classifica, organiza e orienta os usuários sobre como proceder com os livros.
Os visitantes receberão gratuitamente a Revista Acta Amazônica, que divulga os trabalhos dos pesquisadores do Inpa e de outras instituições e também terão acesso livre a internet, que será disponibilizada no salão principal e na sala de inclusão digital da biblioteca.
A bibliotecária do Inpa, Silvia Lessi, fala da importância do incentivo a leitura para as crianças: “Se você procurar incentivar a criança desde cedo, ela se torna um aluno melhor de aprender e vai ser uma adulto que tem o hábito de ler. Com a leitura você sempre quer aprender mais e ler mais, e isso incentiva a criança”.
Biblioteca do Inpa
A Biblioteca do Inpa foi criada em julho de 1954 e possui um acervo informacional voltado às Ciências Puras e Aplicadas com ênfase às Ciências Biológicas, além de reunir uma das maiores bibliografias nacionais sobre a Amazônia.
A biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 199 mil de títulos para consulta composto por monografias, folhetos,teses e dissertações, periódicos, materiais especiais, tais como mapas, acervo digital, microfilmes, microfichas, fotografias, aerofotos e slides, além daprodução bibliográfica e outras publicações do Inpa.
Redes Sociais