Inpa realiza Workshop de Planejamento do Projeto Circuito da Ciência e define data para iniciar as atividades
O workshop contou com a presença de parceiros e apresentações das oficinas que serão apresentadas no Circuito. Alunos de 50 escolas participarão do projeto
Por Raiza Lucena
Nesta quarta-feira (6) foi realizado o segundo Workshop de Planejamento do Projeto Circuito da Ciência, promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), no auditório do Bosque da Ciência. Na ocasião ficou definida a participação de 50 escolas da rede pública que participarão das atividades de 2013.
A data da primeira edição do ano também foi definida e será no dia 6 de abril. O evento será comemorativo aos 18 anos do Bosque da Ciência. As escolas selecionadas para essa primeira edição são: Escola Estadual Antonio Teles (Presidente Vargas), Escola Estadual Bom Pastor (Crespo), Escola Municipal Dulcineide dos Santos Dias (Terra Nova) e Escola Municipal Madalena dos Santos (Novo Israel).
O Workshop realizado nesta quarta-feira (6) teve como objetivo apresentar o planejamento e as oficinas que serão realizadas por meio de estandes no Bosque.“Isso mostra uma unidade com o objetivo de popularizar a ciência, disseminar esse conhecimento, estreitar cada vez mais essa interface do Inpa com a sociedade. A gente vê o número de instituições e entidades que estão aqui hoje preocupadas em somar e contribuir em nome do desenvolvimento, do conhecimento e da popularização. Cada um contribuindo com o pouco que pode ajudar. Então todo mundo ganha: o Inpa e seus parceiros”, afirmou o coordenador do projeto, Jorge Lobato.
Oficinas
Foram vinte oficinas que apresentaram seus temas para as edições que irão ocorrer do Circuito. “A cada mês os alunos convidados vão estar inseridos nesse processo e eles estarão aproveitando ao máximo dessas atividades”, explica Lobato.
Dentre as oficinas apresentadas estavam: grupo dos insetos aquáticos (Inpa), grupo do clube de ciências (Ufam), grupo da saúde bucal (Inpa), grupo de evolução do efeito estufa (Unicel), grupo com postura (Fametro), grupo despertando a consciência (Uninorte), grupo dos escoteiros,entre outros.
Circuito da Ciência
O projeto tem como objetivo promover o conhecimento, a sensibilização ambiental e a divulgação da informação científica por meio de apresentações de oficinas educativas e exposições científicas em estandes, de contato com a fauna e a flora, proporcionando aprendizado e entretenimento baseados no ambiente amazônico.
O diferencial em 2013, é a inclusão de mais escolas ribeirinhas. “No ano passado nós inovamos quando lançamos a proposta de inserir, junto com as 50 escolas contempladas por ano, um número bastante expressivo de escolas ribeirinhas. Este ano pretendemos envolver o maior número de escolas possível”, afirma Lobato.
Redes Sociais