Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Peixe-boi resgatado em Autazes recebe cuidados no Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Peixe-boi resgatado em Autazes recebe cuidados no Inpa

  • Publicado: Terça, 05 de Março de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 08h38

 

Segundo o veterinário do Inpa, Anselmo d´Affonseca, o animal tem aproximadamente um mês de idade e não apresentou nenhum ferimento. Este é o sexto filhote resgatado em 2013

Por Fernanda Farias

O filhote recém nascido de peixe-boi, de aproximadamente um mês, resgatado no município de Autazes, (161 km de Manaus) não apresenta ferimentos. O mamífero aquático foi resgatado Batalhão Ambiental e chegou ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) às 21h desta terça-feira (5) onde foi recebido pela equipe da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) que trabalha em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto.

O filhote foi encontrado por uma moradora da Comunidade Novo Remanso. Logo após o resgate foi trazido ao Inpa para ser avaliado e recebeu atendimento. “Não sabemos em que condições esse filhote foi achado. Mas o animal não apresentou nenhum ferimento”, explicou o veterinário do Inpa, Anselmo d´Affonseca.

Segundo o veterinário, o peixe-boi se alimenta normalmente. “Ele já tomou 150ml de leite, é uma boa quantidade para um filhote recém chegado e mostra sinais que vai se adaptar bem", disse.

Ainda de acordo com  d´Affonseca, o peixe-boi irá permanecer no Inpa, por ser uma fase onde ele precisa do leite na sua dieta. “No momento em que se retira um filhote da natureza, ele se torna totalmente dependente dos nossos cuidados. No primeiro ano de idade, o peixe-boi fica dependente do leite, por suas qualidades nutritivas, e aqui no Inpa os filhotes são amamentados até os dois anos”, afirmou o veterinário.

registrado em:
Fim do conteúdo da página