Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa recebe proposta de cooperação para projeto sustentável de madeira em Maraã, no AM
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa recebe proposta de cooperação para projeto sustentável de madeira em Maraã, no AM

  • Publicado: Quarta, 20 de Fevereiro de 2013, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2015, 11h25

 

O projeto, realizado há um ano e nove meses, usa madeira certificada para produção de violões confeccionados por adolescentes do município. Três secretários da cidade participaram de reunião com pesquisadores do Inpa na manhã desta quinta-feira (21)

Da redação da Ascom

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) recebeu na manhã desta quinta-feira (21) uma proposta de cooperação técnico-científica para a ampliação de um projeto que usa madeira certificada para a produção de violões no município de Maraã, interior do Amazonas.  O projeto, apresentado por uma comitiva de três secretários do município aos pesquisadores do Instituto, consiste no uso racional da madeira como forma de geração de renda, além promover a formação de jovens na confecção de instrumentos musicais (Luthieria). 

De acordo como diretor substituto do Inpa, Estevão Monteiro de Paula, a iniciativa do município em apresentar a proposta se dá pelas pesquisas na mesma área que o Instituto já desenvolve. “Isso é o resultado do trabalho que o Inpa realiza em outros municípios do Amazonas como Manacapuru e Iranduba, o que está chamando a atenção de secretários de outros municípios. Eles estão pedindo para que o Inpa estenda essa ação para as suas cidades. A procura é o fruto da pesquisa científica aplicada, o que é extremamente gratificante”, disse.

Até o fim do ano passado, 25 alunos da rede pública de ensino concluíram o curso em Maraã produzindo 60 violões. Segundo a secretária de finanças do município, Gleiciane Silva, a busca de parceira com o Inpa tem o objetivo de melhorar a estrutura do projeto.

Prevenção

Já o luthier responsável pelo projeto, Edson Ribeiro, afirmou que a cooperação aproxima ciência da educação. “O projeto viabiliza a confecção de instrumentos de qualidade, a socialização dos jovens, além de fomentar o ensino da música. O projeto também ocupa o tempo dos adolescentes”, afirmou.

Ribeiro disse que o preço do violão produzido pelo projeto é de R$ 600. Ele avalia o valor como competitivo levando em consideração a qualidade da madeira e o trabalho artesanal. “O violão é feito a mão e a madeira é de qualidade. Por isso estamos buscando parceria com o Inpa para ter o braço da tecnologia e melhorar nossa produtividade”.

Segundo a pesquisadora do Inpa, Claudete Catanhede, o Instituto dará apoio científico ao projeto. "A colaboração consiste em ampliar a produção de violão, formar mão-de-obra para Lutheria e colaborar na geração de renda local", disse.

registrado em:
Fim do conteúdo da página