Peixe-boi resgatado e trazido ao Inpa apresenta danos por maus tratos
O resgate aconteceu nessa terça-feira (5) no município de Coari, a 363 km de Manaus
Por Raiza Lucena
Nesta terça-feira (5) o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCTI) recebeu um filhote de peixe-boi encontrado em Coari, município do Amazonas. O filhote foi trazido à Manaus pela Secretaria de Meio Ambiente de Coari, em um táxi aéreo, e chegou por volta de 17h para receber os cuidados necessários no Instituto.
De acordo com o veterinário do Inpa, Anselmo D’Affonseca, o filhote chegou muito debilitado, pois estava recebendo maus tratos de um habitante do município que, de acordo com informações passadas ao veterinário, não queria entregar o animal para os devidos cuidados.
“Ele veio com um ferimento grave na nadadeira. Suspeito de uma fratura que já está em processo de consolidação, mas houve comprometimento da articulação, então o animal vai ficar com a nadadeira paralisada”, explica D’Affonseca.
O filhote, que tem apenas alguns dias, está sendo mantido hidratado, tomando leite, além de aplicações de antiinflamatórios, tudo sob a supervisão de pesquisadores da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e do veterinário. Exceto pela nadadeira, que poderá ficar debilitada, uma vez que estava amarrado quando permaneceu sob os cuidados de moradores locais, o peixe-boi deverá recuperar a saúde.
Importância da denúncia
No caso de encontro de peixes-bois ou seus filhotes, é necessário entrar em contato com a Polícia Ambiental ou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para resgatá-los e para que possam receber os devidos cuidados. “Você manter um animal silvestre em sua posse de forma irregular é crime”, atenta o veterinário para a questão.
Sobre o peixe-boi
Mamífero aquático, o peixe-boi é importante para a fertilização das águas, pois prefere as águas calmas e tende a ficar em lagos mais distantes, os quais apresentam menos sedimentação, ou seja, a carga de nutrientes é baixa, assim, servem de auxílio para os peixes e microorganismos e na conservação do ambiente.
Redes Sociais