Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “Circuito da Ciência deverá incluir escolas da região metropolitana de Manaus em 2013”
Início do conteúdo da página
Notícias

“Circuito da Ciência deverá incluir escolas da região metropolitana de Manaus em 2013”

  • Publicado: Domingo, 27 de Janeiro de 2013, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2015, 11h01

 

Assim explica o coordenador do projeto, Jorge Lobato, uma vez que a ideia para este ano é aumentar a participação dos alunos da rede pública de ensino dos municípios no entorno da capital. As datas do evento ao longo do ano já foram definidas

Por Raiza Lucena

A partir deste ano alunos de escolas públicas de municípios como Rio Preto da Eva, Iranduba e Manacapuru poderão participar do Circuito da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), que completa 14 anos. O projeto já atende alunos da rede pública de ensino de Manaus e comunidades próximas.

O projeto tem como objetivo promover o conhecimento, a sensibilização ambiental e a divulgação da informação científica por meio de apresentações em estandes e de contato com a fauna e a flora, proporcionando aprendizado e entretenimento baseados no ambiente amazônico.

Mais de 45 mil pessoas já participaram das atividades do Circuito. “No ano passado a gente inovou quando viemos com a proposta de inserir, junto com as 40 escolas contempladas por ano, um número bastante expressivo de escolas ribeirinhas. Isso foi um diferencial e esse ano também se pretende envolver o maior número de escolas do entorno de Manaus”, afirma o coordenador do Circuito, Jorge Lobato.

Em 2012 contou-se com a participação 2.800 estudantes, vindos de 50 escolas. Este ano espera-se por volta de 3.000 alunos ao longo das edições.

Educação em foco

Lobato atenta ainda a melhoria de comportamento das crianças e também no crescente interesse do público participante no desenvolvimento sócio-ambiental e econômico da Amazônia, devido a interação entre a produção científica, tecnológica e inovação com a sociedade. “É necessário estabelecer mecanismos que promovam a popularização da ciência, podendo gerar trabalho, renda, qualidade de vida, proteção do meio ambiente e maior participação no direcionamento das políticas públicas”, explana o coordenador.

O evento é uma iniciativa da Coordenação de Extensão (COEX), pelo Serviço de Apoio às Áreas de Visitação (SAAV) do Inpa, em parceria com a Prefeitura de Manaus e Governo do Estado e conta com o patrocínio da Petrobrás e da Moto Honda da Amazônia. O Circuito da Ciência acontece no último sábado de cada mês, contemplando a cada edição, pelo menos cinco horas de atividades lúdicas ministradas por servidores do Inpa, agentes de educação ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) e representantes de instituições parceiras, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam),a Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), Manaus Ambiental, FAMETRO, MUSA, SESC e SESI.

Workshop

No próximo mês será realizado um workshop com os principais parceiros do Circuito com a pretensão de verificar o que vai ser apresentado a cada edição. “O Inpa ampliou um leque que permite várias empresas do Estado estar participando das atividades socioeducativas, que são as exposições e as oficinas. Isso tem permitido, inclusive, os parceiros mostrarem para cidade o tipo de trabalho que eles desenvolvem na linha ambiental de suas próprias instituições”, frisa Lobato.

As escolas selecionadas serão apresentadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria do Estado de Educaçao doAmazonas (Seduc) no workshop.

Cronograma

O Circuito da Ciência acontecerá todo mês nas seguintes datas: 30 de Março; 27 de Abril; 25 de Maio; 08 de Junho; 27 de Julho; 31 de Agosto; 28 de Setembro; 26 de Outubro; 30 de Novembro; e 14 de Dezembro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página