Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa e Embaixada Americana promovem curso para estimular jovens à carreira científica
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa e Embaixada Americana promovem curso para estimular jovens à carreira científica

  • Publicado: Domingo, 20 de Janeiro de 2013, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2015, 11h00

 

As atividades científicas serão realizadas com jovens do ensino médio de 3 a 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher

Da redação da Ascom

Após acordo firmado entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e a Embaixada dos Estados Unidos (EUA), jovens do ensino médio participarão do programa “Imersão Científica para Meninas”, criado em apoio ao programa do governo federal brasileiro “Ciência Sem Fronteiras”. O evento ocorre em março e tem o objetivo deestimular o interesse de meninas em seguir uma carreira na área científica.

O programa incluirá aproximadamente 90 jovens do ensino médio. Durante a semana de imersão, as participantes serão apresentadas ao “mundo real das ciências” por meio de atividades práticas que oferecerão à elas a oportunidade de ver o mundo da pesquisa científica em ação e, também, momentos de interação com cientistas renomadas.

“É muito importante o apoio dos pais e da família dessas meninas, pois essa será uma oportunidade única para elas, visto os benefícios em longo prazo que este programa da Embaixada proporcionará”, enfatiza a coordenadora de Tecnologia Social (COTS/Inpa), Denise Gutierrez.

De acordo com a coordenadora, nos outros estados brasileiros, a seleção das jovens foi feita por diversos órgãos e instituições, entre eles a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos (Icbeu), entre outros.

As participantes do Inpa são meninas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação CientíficaJúnior (Pibic Jr) de bom desempenho, indicadas por seus orientadores. “Ao assim fazer, a instituição apóia e premia o compromisso das estudantes com as atividades de pesquisa. Entendemos que através desse programa muitos novos talentos na área científica, de origem local, poderão surgir, quem sabe contribuindo para a fixação de pesquisadores qualificados no futuro”, afirma Gutierrez.

Todas as dúvidas dos responsáveis pelas jovens serão respondidas pela coordenadora por meio do telefone (92) 3643-3360.

registrado em:
Fim do conteúdo da página