Servidores e colaboradores do Inpa mostram seus talentos no Projeto Criarte
Esta é a terceira edição do Projeto Criarte que tem por objetivo mostrar a criatividade de cada servidor e colaborador. A iniciativa é da Comissão de Eventos do Inpa
Texto : Luciete Pedrosa - Ascom Inpa
Com o objetivo de proporcionar aos funcionários e colaboradores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCTI) apresentar seus trabalhos artesanais e mostrar a criatividade de cada um, acontece nesta quinta e sexta-feira (4 e 5, respectivamente), o Projeto Criate. Esta é a terceira edição do projeto e é uma iniciativa da Comissão de Eventos do Inpa. O projeto está sendo realizado, das 9h às 15h, no Empório Cultural, próximo à cantina, na sede do Instituto, no Campus I.
“O Criarte é uma forma de incentivar a divulgação do trabalho que cada um produz, além de obter uma renda extra. Os preços são acessíveis e há diferentes trabalhos que estão expostos pelos servidores”, diz a chefe da Biblioteca do Inpa, Yeda Penedo, uma das integrantes da Comissão de Evento.
Para Penedo, o projeto, além de mostrar o talento de cada servidor, também proporciona a integração entre os mesmos, no sentido de conhecer as habilidades um do outro, fortalecendo a amizade entre eles e melhorando o relacionamento na base institucional.
Produção de cosméticos com matérias-primas regionais, arranjos e enfeites natalinos, bordados em tecidos, sandálias decoradas, bonecas em EVA, trabalhos artesanais em patchwork (retalhos de tecidos), dentre outros, são alguns dos produtos que estão sendo expostos à comunidade do Inpa.
A servidora Maricleide Naiff, da Coordenação de Sociedade, Ambiente e Saúde (CSAS), adquiriu diversos produtos e saiu satisfeita da feirinha. “Aqui, encontramos uma variedade de produtos bonitos e com preços acessíveis. Acho que todos nós, servidores do Inpa, deveríamos prestigiar os trabalhos dos nossos colegas”, comentou.
Para a artesã e servidora Glaucia Socorro Capuer, da Secretaria de Pós-Graduação do Inpa, a feirinha está sendo um sucesso e comenta que antes mesmo de expor os produtos já tinha vendido diversas peças. A servidora explica que produz os arranjos natalinos pensando na satisfação do cliente. “Em respeito aos meus clientes me disponho a fazer o melhor”, comenta.
Na opinião da artesã e expositora Maria Cecília da Rocha, que participa do projeto desde a primeira edição, e atua no ramo de cosméticos naturais, há 17 anos, o Projeto Criarte é uma oportunidade para divulgar seu negócio. Ela trabalha com cerca de 100 tipos de ervas orgânicas e produz artesanalmente sabonetes, perfumes, cremes, dentre outros produtos.
Redes Sociais