Inpa entregará Menção Honrosa Rio Negro aos pesquisadores que contribuem com o desenvolvimento da pesquisa na Amazônia
A homenagem aos pesquisadores: Antônio dos Santos, Elisiana de Oliveira e Ildeu de Castro Moreiraserá na sexta-feira (5 de dezembro) no instituto
Por Luciete Pedrosa/Ascom Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza no dia 5 de dezembro a cerimônia de entrega da Menção Honrosa Rio Negro a três pesquisadores, como reconhecimento aos trabalhos dedicados ao desenvolvimento e avanço da pesquisa científica, tecnológica e de inovação na região amazônica. A solenidade de entrega da honraria será no Auditório da Ciência, às 19h.
Um dos agraciados deste ano é o doutor em Ecologia e Recursos Naturais, Antônio dos Santos, que foi pesquisador do Inpa durante 33 anos, na área de Recursos Hídricos, e atual gestor de Estudos Amazônicos da Fundação Rede Amazônica. É professor de cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Tem experiência na condução de projetos de pesquisa na área de Ecologia com ênfase em Limnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, limnologia, impacto ambiental, qualidade da água, estudos hidroquímicos e perícia ambiental.
Outra homenageada com a Menção Honrosa é a pesquisadora do Inpa, a doutora em Ecologia de Invertebrados Terrestres, Elisiana Pereira de Oliveira, vinculada à coordenação de Dinâmica Ambiental (Cdam). A pesquisadora possui experiência na área de Zoologia com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando principalmente na ecologia e distribuição de collembola (insetos) na Amazônia Central e Oriental;
O professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ildeu de Castro Moreira, também receberá a Menção Honrosa Rio Negro. O pesquisador que é doutor em Física desenvolve atividades nas áreas de ensino de física e divulgação científica. Em 2013, recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Castro coordenou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nos anos de 2004 a 2012. Foi diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), de 2004 a 2013. É membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Menção Honrosa Rio Negro
O prêmio foi criado em 2008 pelo Inpa e é, também, a mais alta homenagem conferida pelo Instituto a personalidades, pesquisadores e agentes políticos pelas suas contribuições ao desenvolvimento da pesquisa na Amazônia. A definição dos nomes agraciados com a Menção Honrosa Rio Negro é feita por indicação dos membros do Conselho Diretor do Instituto, formado pelos responsáveis pelas Coordenações de Pesquisa. Seis nomes são indicados para avaliação do Conselho Técnico Científico (CTC).
Redes Sociais