Trabalho com gavião real na Floresta Nacional do Tapajós ganha prêmio em Santarém, no Pará
O II Seminário de Pesquisa Científica da Floresta Nacional do Tapajós reuniu cerca de 300 participantes e fez parte das comemorações dos 40 anos da criação da Flona Tapajós
Da Redação Ascom Inpa
Com o tema “Ameaça e conservação das aves de rapina de grande porte na Flona Tapajós e entorno”, apresentado pela aluna de doutorado da Pós-Graduação em Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Francisca Helena Aguiar, recebeu o prêmio de terceiro melhor resumo; que tem como co-autores os pesquisadores: Benjamim B. Luz, Tania Sanaiotti, Olivier Jaudoin e Sidcley P. Matos; no II Seminário de Pesquisa Científica da Floresta Nacional do Tapajós, que aconteceu nos dias 20 e 21 de novembro, em Santarém (PA). O evento fez parte das comemorações dos 40 anos da criação da Flona-Tapajós
O objetivo do evento foi promover o debate entre instituições governamentais, pesquisadores, gestores de áreas protegidas, estudantes e populações tradicionais a partir da divulgação de trabalhos científicos desenvolvidos na Flona Tapajós, que é uma unidade de conservação de uso sustentável.
Cerca de 300 inscritos participaram do seminário, que contou com o apoio do Inpa, por meio do Núcleo de Pesquisas no Pará (Nappa-Santarém). Durante o evento, foram realizadas palestras, mesas-redondas, exposição de resumos, todos exclusivamente sobre os dados científicos obtidos na Flona.
De acordo com o coordenador do Nappa-Santarém, o pesquisador Jorge Porto, os principais temas abordados no seminário versaram sobre: inventários da fauna e flora, uso da terra, produção sustentável, manejo de animais silvestres e uso público da floresta nacional.
De acordo com dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, e apresentados durante o evento, dentre as Instituições de Pesquisa e Ensino Superior que desenvolveram pesquisas no período entre 2007 e 2014, o Inpa foi a terceira instituição com o maior número de pesquisas quando aferido pelo Sistema de Autorização e Informação da Biodiversidade (Sisbio). A Flona Tapajós é a mais pesquisada da Amazônia e a segunda mais pesquisada do Brasil.
Redes Sociais