Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa doará hortaliças não convencionais e orientará mães como preparar a alimentação infantil no 13º Enam
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa doará hortaliças não convencionais e orientará mães como preparar a alimentação infantil no 13º Enam

  • Publicado: Quinta, 20 de Novembro de 2014, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2015, 10h08

 

“Nossa intenção é mostrar às mães que a alimentação no primeiro ano de vida pode ser bem variada com hortaliças que poderão ser cultivadas por elas, como também orientá-las no preparo de um cardápio fácil e nutritivo”, explica a pesquisadora do Inpa, Dionisia Nagahama

Por Luciete Pedrosa/Ascom Inpa

Elaborar alternativas de combinação de alimentos com hortaliças não convencionais, doadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por faixas etárias para a alimentação de crianças a partir dos seis meses de idade. Este é o objetivo das atividades que o Grupo de Nutrição, do Laboratório de Alimentação e Nutrição do Instituto, realizará no dia 25 de novembro, às 16h, na Ponta Negra.

As atividades fazem parte do 13º Encontro Nacional de Aleitamento Materno (Enam) e III Encontro Nacional de Alimentacao Complementar Saudável (Enacs), organizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que serão realizados em Manaus de 24 a 28 de novembro. Durante a programação, acontecerá o projeto Mil Mães Amamentando, um ato coletivo de mães amamentando, compartilhando saberes, práticas e experiências positivas.  

Em um estande montado na Ponta Negra, equipes de nutricionistas e estudantes de nutrição do Laboratório de Alimentação e Nutrição/Inpa, orientarão as mães como utilizar na alimentação infantil as hortaliças não convencionais (cariru, feijão macuco, bertalha, tomate Yoshimatsu, cubiu, dentre outras), que serão doadas pelo Grupo de Pesquisa do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico (Nerua), da Estação Experimental de Hortaliças do Instituto/Coordenação de Sociedade, Ambiente e Saúde (CSAS) e pelo Herbário do Ifam.

“Nossa intenção é mostrar às mães que a alimentação no primeiro ano de vida pode ser bem variada com hortaliças que poderão ser cultivadas por elas, como também orientá-las no preparo de um cardápio fácil e nutritivo”, diz a pesquisadora do Laboratório de Alimentação e Nutrição do Inpa, Dionísia Nagahama. A pesquisadora é tutora do Programa Rede Alimenta e Amamenta do Ministério da Saúdee faz parte do grupo facilitador do treinamento do Kit Família Brasileira Fortalecida da Unicef.   

Durante a programação, na Ponta Negra, o Grupo de Agronomia do Inpa vai orientar as mães como fazer o cultivo dessas hortaliças. O Grupo também levará para o Studio 5 a exposição do projeto “Escola Verde: educação com os pés na terra”. O projeto está sendo realizado no Centro de Educação Infantil Aliança (CEIA), localizado no bairro do Alvorada I, em Manaus. No projeto são cultivadas hortaliças adaptadas ao ambiente amazônico e sem a utilização de agrotóxicos.

Segundo a idealizadora do projeto, a mestre em Agricultura no Trópico Úmido pelo Inpa, Bianca Galúcio, essas hortaliças são utilizadas no enriquecimento das sopinhas das crianças de 1 a 5 anos de idade. A exposição fica no Studio 5 até o dia 28 de novembro.

No dia 26, acontece a tarde de autógrafos com os autores do livro Fruteiras da Amazônia – Potencial Nutricional. Os autores do livro são os pesquisadores Lucia Yuyama (in memoriam), Kaoru Yuyama, Jaime Aguiar, Fernando Helio Alencar,  Dionisia Nagahama e Helyde Marinho.

Também o Laboratório de Tecnologia de Alimentos juntamente com a Coordenação de Extensão do Inpa estarão apresentando produtos desenvolvidos por empresas incubadas no Instituto, como a farinha de pupunha, picles de feijão macuco e geleias e compotas de frutos regionais.

Pré-encontro

De acordo com informações da Semsa, os dois eventos devem reunir três mil participantes e 400 trabalhos de todo o Brasil. Estarão presentes palestrantes de diversos países, como Estados Unidos, Malásia, Guatemala, Colômbia, México e Costa Rica.

O Inpa participa de um curso pré-encontro, no dia 24, sobre “Alimentação complementar: cozinha experimental”, pela pesquisadora Dionisia Nagahama. O curso abordará, dentre outros temas, a quantidade e qualidade das refeições; frutos regionais e sua utilização tecnológica para o uso na entressafra, como farinhas, desidratação, congelamento, geléias e produtos de panificação. O curso acontecerá no Laboratório de Técnicas Dietéticas, da Universidade Paulista/Campus Manaus (Av. Mario Ypiranga, 4390 – Parque 10 de Novembro), das 8h às 17h.    

No dia 27, na Sala Tambaqui, no Studio 5, às 10:30h, especialistas debaterão em uma Mesa Redonda sobre a alimentação da criança brasileira, em especial das regiões Norte-Nordeste. O tema será abordado pela professora da Universidade do Pará, Irland Barroncas Gonzaga Martens, que ministrará a palestra “Aleitamento Materno e Alimentação Complementar – os dados da chamada neonatal – Região Norte e Nordeste”. Trata-se de um projeto do Ministério da Saúde coordenado na Região Norte pela ex-pesquisadora do Inpa Lucia Yuyama (in memoriam)  juntamente com a palestrante.

Já no dia 28, a pesquisadora do Inpa também participa de uma Mesa Redonda onde ministrará a palestra “Frutos regionais na alimentação infantil”. A palestra acontecerá na Sala Tucumã, do Studio 5, às 8h.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página