Inpa realiza curso de atualização para profissionais que trabalham com animais de laboratório
O curso acontece no período de 24 a 28 de novembro e é realizado pela primeira vez em Manaus em parceria com a empresa Biotec – Solução Ambiental
Por Luciete Pedrosa/ Ascom Inpa
Cerca de 60 inscritos, entre técnicos, tecnologistas, pesquisadores, alunos de pós-graduação e professores de diversas instituições do Brasil, participarão do curso “Delineamento experimental e cálculo do tamanho da amostra em trabalhos com animais de laboratório”, que o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promoverá no período de 24 a 28 de novembro, no auditório do curso de Pós-Graduação de Biologia de Água Doce e Pesca Interior (BADPI), no Campus II do Inpa (Av. André Araújo, s/nº).
O curso é realizado pela primeira vez em Manaus e é uma realização do Biotério Central do Inpa, em parceria com a empresa Biotec – Solução Ambiental. O objetivo do curso é atualizar o profissional que utiliza animais de laboratório para trabalhar de acordo com a legislação vigente. A abertura acontecerá no dia 24, às 8h, no Auditório do Bosque da Ciência.
O coordenador do Biotério Central do Inpa, Leonardo Matos, conta que o Biotério Central do Inpa já realizou, neste ano, cursos na área de Bioterismo, como o de Biossegurança em Biotérios e outro voltado para a Criação, Manutenção e Controle Sanitário de Animais Experimentais, este em parceria com o Instituto Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz (ILMD-Fiocruz Amazônia). “Neste momento, sentimos a falta de um curso específico para o pesquisador que o ajudasse a elaborar um projeto mais adequado com o uso de animais”, diz Matos.
O Biotério Central do Inpa possui infraestrutura para criação e experimentação, mantendo as espécies convencionais de laboratório (camundongos, hamsters e ratos) que atualmente são utilizados pelos Grupos de Pesquisas do Instituto, como Leishmaniose, Malária e Dengue, Química de Produtos Naturais e o Laboratório de Nutrição.
Ele explica que, inicialmente, o curso oferecia 50 vagas, mas como houve uma grande demanda os organizadores resolveram ampliar a oferta. “Como a procura foi grande procuramos acolher as inscrições vindas de instituições de ensino e pesquisa de diversas partes do Brasil”, explica Matos.
Participarão do curso 60 profissionais das seguintes instituições, além do Inpa: Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro; Instituto Evandro Chagas, do Pará; Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Universidade do Vale do Itajaí (Univale), de Santa Catarina; Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD-Fiocruz/AM); Universidade Federal doAmazonas (Ufam); Centro de Biotecnologia da Amazõnia (CBA); Instituto Federal do Amazonas (Ifam); Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Embrapa e Universidade Nilton Lins.
O curso tem uma carga horária de 40 horas e será ministrado pela professora da Universidade de Buenos Aires, Adela Rosenkranz, especialista em Ensaios Biológicos de Medicamentos, Estatística e Animais de Laboratório, e doutora em Ciência pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Atualmente, Rosenkranz atua como consultora do Biotério Central da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires. Desde o início dos anos 90, a professora empenha-se em transmitir conceitos de excelência e na formação de recursos humanos em qualidade no uso racional de medicamentos e em ciências de animais de laboratório.
Redes Sociais