Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa realiza curso de atualização para profissionais que trabalham com animais de laboratório
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa realiza curso de atualização para profissionais que trabalham com animais de laboratório

  • Publicado: Quinta, 20 de Novembro de 2014, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2015, 10h07

 

O curso acontece no período de 24 a 28 de novembro e é realizado pela primeira vez em Manaus em parceria com a empresa Biotec – Solução Ambiental

Por Luciete Pedrosa/ Ascom Inpa

Cerca de 60 inscritos, entre técnicos, tecnologistas, pesquisadores, alunos de pós-graduação e professores de diversas instituições do Brasil, participarão do curso “Delineamento experimental e cálculo do tamanho da amostra em trabalhos com animais de laboratório”, que o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promoverá no período de 24 a 28 de novembro, no auditório do curso de Pós-Graduação de Biologia de Água Doce e Pesca Interior (BADPI), no Campus II do Inpa (Av. André Araújo, s/nº).

O curso é realizado pela primeira vez em Manaus e é uma realização do Biotério Central do Inpa, em parceria com a empresa Biotec – Solução Ambiental. O objetivo do curso é atualizar o profissional que utiliza animais de laboratório para trabalhar de acordo com a legislação vigente. A abertura acontecerá no dia 24, às 8h, no Auditório do Bosque da Ciência.

O coordenador do Biotério Central do Inpa, Leonardo Matos, conta que o Biotério Central do Inpa já realizou, neste ano, cursos na área de Bioterismo, como o de Biossegurança em Biotérios e outro voltado para a Criação, Manutenção e Controle Sanitário de Animais Experimentais, este em parceria com o Instituto Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz (ILMD-Fiocruz Amazônia).  “Neste momento, sentimos a falta de um curso específico para o pesquisador que o ajudasse a elaborar um projeto mais adequado com o uso de animais”, diz Matos.

O Biotério Central do Inpa possui infraestrutura para criação e experimentação, mantendo as espécies convencionais de laboratório (camundongos, hamsters e ratos) que atualmente são utilizados pelos Grupos de Pesquisas do Instituto, como Leishmaniose, Malária e Dengue, Química de Produtos Naturais e o Laboratório de Nutrição.

Ele explica que, inicialmente, o curso oferecia 50 vagas, mas como houve uma grande demanda os organizadores resolveram ampliar a oferta. “Como a procura foi grande procuramos acolher as inscrições vindas de instituições de ensino e pesquisa de diversas partes do Brasil”, explica Matos.

Participarão do curso 60 profissionais das seguintes instituições, além do Inpa: Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro; Instituto Evandro Chagas, do Pará; Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Universidade do Vale do Itajaí (Univale), de Santa Catarina; Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD-Fiocruz/AM); Universidade Federal doAmazonas (Ufam); Centro de Biotecnologia da Amazõnia (CBA); Instituto Federal do Amazonas (Ifam); Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Embrapa e Universidade Nilton Lins. 

O curso tem uma carga horária de 40 horas e será ministrado pela professora da Universidade de Buenos Aires, Adela Rosenkranz, especialista em Ensaios Biológicos de Medicamentos, Estatística e Animais de Laboratório, e doutora em Ciência pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Atualmente, Rosenkranz atua como consultora do Biotério Central da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires. Desde o início dos anos 90, a professora empenha-se em transmitir conceitos de excelência e na formação de recursos humanos em qualidade no uso racional de medicamentos e em ciências de animais de laboratório.

registrado em:
Fim do conteúdo da página