Inpa agracia servidores com entrega da Menção Honrosa Warwick Kerr
Durante a solenidade foram entregues 64 diplomas aos concluintes da Pós-Graduação do Inpa
Os pesquisadores Jansen Zuanon, Hiroshi Noda e a secretária Marta Farias foram homenageados com a Menção Honrosa Warwick Kerr. A noite também foi de entrega de 64 diplomas para os concluintes de pós-graduação
Por Camila Leonel/ Colaboradora Ascom Inpa
Foto chamada: Fernanda Farias/Ascom Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) entregou 64 diplomas a mestres e doutores concluintes do curso de pós-graduação e prestou homenagem aos pesquisadores Hiroshi Noda e Jansen Zuanon e à servidora Marta Clemência Farias pelas relevantes contribuições para o avanço e disseminação da ciência com a Menção Honrosa Warwick Kerr. A solenidade de entrega dos diplomados e da menção honrosa aconteceu na última sexta-feira (14), no Auditório da Ciência do Inpa.
Para o diretor do Inpa, Luiz Renato de França, a menção honrosa mostra ainda mais a consolidação do Instituto nos seus 60 anos de existência. “O Inpa, nesses 60 anos, vem fazendo ciência e disseminando o conhecimento aqui produzido para a sociedade. Nada mais justo que demonstrar reconhecimento àqueles que contribuem de alguma forma com o avanço científico”, comentou.
Instituída em 2008 pelo pesquisador do Inpa e ex-diretor Adalberto Luís Val, a Menção Honrosa Warwick Kerr é a mais alta homenagem conferida pelo Inpa, por meio da Coordenação de Capacitação (COCP) a brasileiros e estrangeiros, sejam eles pesquisadores, alunos ou servidores do Instituto, que tenham contribuído para o desenvolvimento e o avanço da ciência, da pesquisa científica, tecnológica e também da inovação dentro dos programas de Pós-Graduação, através de pesquisa ou de serviços prestados.
A distinção é anualmente outorgada pela direção do Instituto a três profissionais indicados pela Congregação de Capacitação Institucional e pelo Conselho Diretor do Inpa. É uma homenagem ao ex-diretor do Inpa (1999-2002), Warwick Estevam Kerr, considerado um dos maiores geneticistas do mundo e ficou conhecido por introduzir a abelha africana no Brasil.
Entrega de diplomas
Durante a solenidade, foram entregues 64 diplomas aos concluintes da Pós-Graduação do Inpa. Foram concedidas titulações de mestres e doutores pertencentes aos programas: Agricultura no Trópico Úmido; Biologia de Água Doce e Pesca Interior; Botânica; Ciências de Florestas Tropicais; Clima e Ambiente; Ecologia, Entomologia; Genética, Conservação e Biologia Evolutiva e Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia.
Segundo a coordenadora de Capacitação, Beatriz Ronchi Telles, no total são 127 egressos, sendo que alguns não se encontram mais em Manaus. Para a coordenadora, esse é um momento emocionante, tanto para os alunos como para os pesquisadores do Inpa por estarem fechando um ciclo importante.
Ainda de acordo com Telles muitos desses alunos que foram titulados, já atuam nas suas respectivas áreas. “Alguns que estão recebendo o diploma já são professores da Ufam e da UEA e outros passaram em concursos. Então, tem gente que já está no mercado de trabalho e outros são bolsistas ou já estão atuando como pesquisadores”, disse a pesquisadora.
Redes Sociais