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Inpa entrega ‘Prêmio Distinção’ às escolas participantes do projeto Ecoethos da Amazônia

  • Publicado: Quinta, 13 de Novembro de 2014, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2015, 09h53

 

 


As escolas premiadas por melhor desempenho foram: Escola Municipal Dr. João Queiroz, Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, Escola Estadual Professora Leonilla Marinho e Escola Estadual Prof Juracy Batista Gomes.

O Ecoethos é um jogo de simulação criado para estimular de forma lúdica e interativa o compromisso socioambiental dos estudantes no seu cotidian 

Texto e foto: Lorena Andrade / Acom Inpa

O projeto Ecoethos da Amazônia realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) por meio do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) realizou nesta quinta-feira (13) a entrega do “Prêmio Distinção” para às escolas de ensino fundamental e médio das redes públicas municipal e estadual que tiveram destaque durante o jogo de simulação realizado no Inpa.

As atividades de educação ambiental por meio de um jogo de simulação e cooperação foram divididas entre os quatro elementos biofísicos, o ar, a terra, o fogo e a água, e passado pelo quinto elemento que é a ética e o cuidado do ser humano nessa relação.

“É uma experiência nova e inédita, levamos os alunos a pensar em resoluções das problemáticas que vivemos hoje para que eles percebam o impacto que suas ações causam no meio ambiente, como na água, que temos o desperdício e a poluição”, conta a tecnologista do Lapsea e uma das coordenadoras do projeto, Genoveva Azevedo.

Para a aluna do 7º ano da Escola Estadual Professora Leonilla Marinho, Vitória Thays Neves, de 14 anos, foi um assunto diferente dos que estão acostumados presenciar em sala de aula. “Aprendemos a ter mais cuidado com a natureza, e com todo o meio ambiente, fiquei bem curiosa sobre esse assunto”, disse.

A professora de Ciências Diana Leonina, enfatiza o interesse crescente dos alunos após a participação no projeto Ecoethos. “Depois de participarem do jogo, eles tiverem mais vontade de aprender, questionaram mais na sala de aula, sobre o que estava certo e o que estava errado em suas atitudes, foi uma experiência bem proveitosa”, contou a Leonina.

De acordo com a pesquisadora do Inpa, e coordenadora do projeto Ecoethos, Maria Inês Higuchi, o prêmio é um destaque, além de ser um incentivo para que os alunos continuem sendo responsáveis e observando que nosso comportamento pode ajudar vários dos grandes problemas ambientais. “É um estímulo para melhorar nosso cotidiano”, conclui a pesquisadora.

As escolas premiadas por melhor desempenho foram: Escola Municipal Dr. João Queiroz, Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, Escola Estadual Professora Leonilla Marinho e Escola Estadual Prof Juracy Batista Gomes.

O Projeto

É um jogo de simulação criado como plataforma de Educação Ambiental. O jogo visa estimular de forma lúdica e interativa, estudantes do ensino fundamental e médio a adotarem um comportamento mais responsável em relação ao meio ambiente global a partir de problemáticas amazônicas.

O Ecoethos da Amazônia traz a simbologia dos cinco elementos, sendo quatro biofísicos (água, ar, fogo e terra) e um elemento social (responsabilidade-compromisso) sobre os quais serão lançados desafios aos participantes. Esses elementos se entrelaçam como suporte de sustentabilidade planetária onde o domínio técnico-tecnológico deve ter como fundamento a ética do cuidado, da responsabilidade e justiça ambiental. As problemáticas a respeito de cada elemento estão representadas em maquetes tridimensionais, formando quatro estações num circuito dinâmico de atividades interativas.

Ele recebe financiamento do governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), sendo contemplado pelo Edital POP C&T, e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT/Inpa) Madeiras da Amazônia. A coordenação do projeto é da pesquisadora do Inpa, Maria Inês Higuchi, juntamente com a tecnologista do Lapsea, Genoveva Azevedo.

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