Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mais de 300 estudantes de escolas públicas participaram hoje do Projeto Circuito da Ciência no Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Mais de 300 estudantes de escolas públicas participaram hoje do Projeto Circuito da Ciência no Inpa

  • Publicado: Quinta, 06 de Novembro de 2014, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2015, 09h43

 

 


Durante o Circuito, o PCE mostrou projetos desenvolvidos por cinco escolas estaduais como parte das atividades de encerramento do programa.

“É um projeto muito importante porque está formando, a cada mês, cerca de 300 multiplicadores ambientais”, ressaltou o gestor ambiental da Moto Honda da Amazônia, Irineu Ribeiro

Texto e foto: Luciete Pedrosa/Ascom Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) abriu as porta, na manhã desta sexta-feira (7), para mais de 300 estudantes de escolas estaduais de rede pública de ensino participarem da 8ª edição do Projeto Circuito da Ciência, um projeto de educação e sensibilização ambiental do Inpa patrocinado pela Petrobras e Moto Honda da Amazônia, que ocorre na primeira sexta-feira de cada mês, com o objetivo de levar o conhecimento científico para as comunidades e popularizar a ciência.

Para coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, o Circuito, nesta 148ª edição, realizada ao longo dos últimos 15 anos, se tornou uma atividade consolidada. “É gratificante ver o Inpa de portas abertas e sendo interiorizado cada vez mais pela sociedade. Temos o sentimento de dever cumprido, porque reafirma essa consolidação do Inpa para um novo olhar de se aproximar da sociedade em busca da popularização da ciência”, disse Lobato.

Já o gestor ambiental da Moto Honda da Amazônia, Irineu Ribeiro, considerou o Circuito da Ciência como um projeto fundamental para ajudar na preservação do meio ambiente. “Quando falamos sobre meio ambiente para as crianças e percebem a dimensão do assunto, elas se mostram mais interessadas e conseguem absorver os itens abordados”, comentou Ribeiro.

Para o estudante Marcos Vitor Souza dos Santos, da Escola Maria Rodrigues Tapajós (Redenção), um dos participantes do Projeto Circuito da Ciência e que estava pela primeira vez no Bosque da Ciência, a visita foi muito gratificante e contribuiu para adquirir novos conhecimentos. “Estou tirando dúvidas de alguns assuntos que eu já sabia e descobrindo outros que eu ainda não conhecia, como a doença de Chagas, efeito estufa e sobre a malária”, disse o estudante.       

Já o professor de Geografia da Escola Estadual Otavio Mourão, Osair Chaves Vieira, ressaltou a participação da escola no projeto como uma oportunidade dos alunos ampliarem o conhecimento sobre algumas disciplinas, como ciência, biologia e geografia. “O projeto é excelente e os alunos aqui no Bosque da Ciência podem conciliar a teoria que é dada na escola com a prática”, explicou o professor.

Durante o evento, os estudantes puderam conhecer entre outras pesquisas desenvolvidas pelo Inpa, o trabalho que o Laboratório de Malária e Dengue vem realizando no controle biológico dessas doenças. O técnico Ulisses Barbosa explica que a oficina tem como objetivo trabalhar com a educação ambiental para conscientizar as pessoas a não jogarem copos, garrafas plásticas, pneus e outros resíduos que acumulem água a fim de amenizar os focos de malária e dengue na nossa região.

Programa Ciência na Escola (PCE)

Durante o Circuito, o Programa Ciência na Escola (PCE) mostrou projetos desenvolvidos por cinco escolas estaduais como parte das atividades de encerramento do programa. As escolas expositoras foram: Escola Estadual Homero de Miranda Leão; Escola Estadual de Tempo Integral Engenheiro Profº Sergio Alfredo Pessoa Figueiredo; Escola Estadual Jamil Seffair (Manacapuru); Escola Municipal Arthur Engrácio da Silva; e Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Prof. Samuel Isaac Benchimol.

O PCE é uma ação de alfabetização científica e tecnológica, destinada aos estudantes e professores da educação básica do Estado do Amazonas. Tem como objetivo despertar a vocação científica dos alunos ainda na educação básica. O PCE foi criado em 2004 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (fapeam) e tem como coordenadora geral a pesquisadora do Inpa, Maria de Fátima Vieira Nowak.

A assessora da equipe do Acompanhamento Técnico-Científico Motivacional do PCE, Livia Lima, explica que o programa encerrou as atividades no último mês de outubro e trouxe para o Circuito alunos-expositores para mostrar seus trabalhos como um ensaio para apresentação dos projetos durante o seminário final de avaliação do PCE, que acontecerá na segunda quinzena deste mês de novembro.  

Apoio

O Projeto Circuito da Ciência tem o apoio do Governo do Estado do Amazonas (Seduc) e da Prefeitura de Manaus (Semulsp e Semmas), Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa), Associação dos servidores do Inpa (Assimpa), Sesc, Ufam, UEA, Fametro, UniNilton Lins, Uninorte e das empresas Coca-Cola e Brothers.

registrado em:
Fim do conteúdo da página