Inpa oferece duas bolsas para atuar na Coleção de Recursos Genéticos Animais
Os interessados devem enviar currículo e carta explicando sua experiência e interesse no trabalho para o endereço eletrônico camilaribas@gmail.com até o próximo dia 12 de novembro
Por Luciete Pedrosa - Ascom Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio do Programa de Coleções Científicas Biológicas (PCCB), oferece duas bolsas nas modalidades: Desenvolvimento Científico Tecnológico Amazônico (DCTA) e Apoio Técnico (AT) aos interessados em desenvolver trabalhos junto à Coleção de Recursos Genéticos Animais do Instituto. As bolsas serão pagas com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e terão vigência a partir de dezembro de 2014 até fevereiro de 2016.
Para a bolsa DCTA, o selecionado receberá um valor de R$ 1.234,00 para uma carga horária de 30 horas semanais. Já a bolsa AT pagará R$ 720,00 para uma carga horária de 20 horas semanais. Os interessados devem enviar currículo e carta explicando sua experiência e interesse no trabalho para o endereço eletrônico camilaribas@gmail.com até o próximo dia 12 de novembro
“Os selecionados terão a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma coleção científica, capacitar-se no tratamento de acervos e bancos de dados, e colaborar para o estabelecimento e manutenção do acervo”, afirma a pesquisadora do Inpa e curadora da Coleção de Recursos Genéticos Animais, a Dra. em Ciências Biológicas Camila Ribas.
Requisitos para a bolsa
Os candidatos à bolsa DCTA deverão ser graduados há pelo menos dois anos e possuir título de mestre ou técnico de nível superior com dois anos de experiência em projetos de Ciência e Tecnologia (C&T). Além disso, os candidatos não podem ter vínculo empregatício com carga horária semanal superior a 12 horas e devem ter experiência com utilização de banco de dados (planilhas em Excel). Outros requisitos solicitados aos candidatos, é que tenham disposição para aprender a utilizar um novo sistema de gerenciamento de dados; ter disponibilidade para trabalhar em conjunto com técnicos, gerentes e curadores da Coleção; e técnicos de informática.
De acordo com a curadora, é interessante, também, que os candidatos tenham conhecimento de taxonomia de vertebrados e de geografia da Amazônia para desenvolver atividades na organização de banco de dados das quatro coleções de tecidos/DNA animal do Inpa (aves, mamíferos, peixes e anfíbios/répteis); gerenciar e realizar a migração dos bancos de dados para o sistema Specify 6.
Para a bolsa de Apoio Técnico, os candidatos devem ter concluído curso de nível superior ou ter nível médio com, no mínimo, três anos de experiência no apoio a desenvolvimento de projetos científicos; não ter vínculo empregatício com carga horária semanal superior a 20 horas; ser organizado e responsável para cuidar de um acervo científico.
Atividades
O selecionado para a bolsa AT realizará as seguintes atividades: organizar as coleções de tecidos de vertebrados trabalhando em conjunto com a técnica, curadores e gerentes de Coleção; verificar a marcação e ordenação de tubos e caixas; verificar os freezers e o estado de conservação das amostras; auxiliar no preparo de empréstimos de subamostras de tecidos; e auxiliar no processo de tombamento de amostras novas.
Redes Sociais