Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Rede CTPetro apresenta livro das pesquisas realizadas durante 11 anos
Início do conteúdo da página
Notícias

Rede CTPetro apresenta livro das pesquisas realizadas durante 11 anos

  • Publicado: Terça, 04 de Novembro de 2014, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2015, 09h31

 

 

Livro mostra pesquisas de sementes de espécies nativas na contribuição no reflorestamento de áreas degradas pelas ações petrolíferas e gás natural

Texto: Lorena Andrade/ Ascom Inpa

A rede CTPetro apresentou na tarde desta terça-feira (5) no auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia(Inpa/MCTI) o livro "Manual de coleta e beneficiamento de sementes de espécies florestais aptas para a restauração ecológica em Coari/AM".

O livro tem como autores a coordenadora do Laboratório de Sementes e Viveiros Florestais da EST/UEA Maria da Gloria Melo; os pesquisadores do Inpa, Gil Vieira e Paulo de Tarso; e da UEA, Ângela Maria da Silva Mendes e Sheylla Fontes Pinto.

Para o também coordenador do projeto Tecnologia de Regeneração Artificial em Clareiras da Rede CTPetro, Gil Vieira, catalogar as espécies estudadas foi uma necessidade. “A restauração ecológica ela requer utilização de várias espécies florestais, sentimos necessidade de catalogar essas espécies” disse.

Vieira afirma ainda que este livro, cogitado desde o começo da Rede CTPetro, é um manual feito para os estudantes de engenharia florestal e também para pesquisadores que já trabalham com sementes de espécies florestais que, segundo ele, na obra pode se encontrar a descrição de frutos, árvores e sementes.

“Essa é apenas uma parte dos nossos estudos dentro do Urucu, é uma parte muito importante do manejo de sementes de espécie nativa, sem dúvida um trabalho inédito porque muitos trabalham com espécies nativas, mas não conhecem”, disse a pesquisadora agrônoma Angela da Silva.

O estudo para o livro foi feito dentro de Coari (AM) em Urucu, a pesquisa consiste em marcação de árvores e observação das matrizes (árvores frutíferas), e verificação de características genéticas boas. Tudo precisou ser coletado de forma correta para que o herbário do Inpa pudesse identificar o material botânico corretamente. 

Rede CTPetro

Criada em 2001, a Rede tem como objetivo intensificar a troca de informações, treinamento e capacitação, obtenção e divulgação de novos conhecimentos para identificar, avaliar e minimizar os efeitos negativos ao meio ambiente das atividades de prospecção e transporte do gás natural e petróleo na Amazônia brasileira, além de conhecer melhor o ambiente sob influência das atividades petrolíferas e desenvolver tecnologias para recuperar as áreas degradadas.

Os principais projetos desenvolvidos pela rede são: “Dinâmica de Clareiras Sob Impacto de Exploração Petrolífera”, “Técnica de Regeneração Artificial em Clareiras pela Exploração e Transporte de Petróleo e Gás Natural”, “Caracterização e Análise da Dinâmica do Solo”, “Análise de Sensibilidade Ambiental, Modelagem e Previsão de Impactos” e “Malária: Dinâmica de Transmissão, Vetores e Estratégias de Controle em Áreas de Exploração de Petróleo”. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página