Embaixadora da Noruega visita o Inpa para conhecer a atual situação da floresta amazônica
Durante a visita, a embaixadora da Noruega no Brasil Aud Marit Wiig conheceu diversas pesquisas do Inpa.
O governo da Noruega é o principal doador para o Fundo Amazônia. A embaixadora Aud Marit Wiig veio a Manaus para conhecer as pesquisas desenvolvidas pelo Inpa e obter informações sobre a situação da floresta amazônica
Texto e foto: Luciete Pedrosa/Ascom Inpa
Com o objetivo de conhecer os trabalhos de pesquisas desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e de obter informações sobre a situação da floresta amazônica, a embaixadora da Noruega no Brasil, Aud Marit Wiig, acompanhada de assessores, visitou ontem o Instituto.
O “Fundo Amazônia” é gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e tem por finalidade captar doações para investimentos não-reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento e de promoção da conservação e do uso sustentável das florestas no bioma Amazônia. O governo da Noruega é o principal doador para o Fundo Amazônia com recursos na ordem de U$ 1 bilhão.
A delegação da Noruega foi recebida, nesta segunda-feira (3), pelo diretor do Inpa, Luiz Renato de França, juntamente com o chefe de Gabinete, Sergio Guimarães, e pela coordenadora de Pesquisa e Acompanhamento de Atividades Finalísticas (CPAFF/Inpa), Hillândia Brandão, que mostrou os trabalhos desenvolvidos pelos quatro focos institucionais de pesquisas (Biodiversidade; Tecnologia e Inovação; Dinâmica Ambiental; e Sociedade, Ambiente e Saúde).
Durante a visita, a embaixadora também conheceu os projetos que o Inpa desenvolve na área de clima e ambiente, como o Green Ocean Amazon (GOAmazon); o Amazon FACE (Free Air CO2 Enrichiment); o Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), e mais recentemente a Torre Atto (Observatório de Torre Alta da Amazônia, em inglês Amazon Tall Tower Observatory).
“Foi uma visita acima de nossas expectativas e reavivou a possibilidade do Inpa programar ações para usufruir dos recursos do “Fundo Amazônia” e que atendam aos projetos desenvolvidos pelo Instituto”, comentou o diretor do Inpa.
A embaixadora estava acompanhada da conselheira Elisabeth Forseth; do diretor adjunto de Políticas de Desenvolvimento do Ministério Norueguês para o Clima e Meio ambiente, Simon Rye e a assessora, Lívia Kramer; além do diretor de Políticas da Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad), Ivar Jorgensen.
A delegação norueguesa também conheceu os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (INCT-Adapta), pela a pesquisadora do Inpa, Vera Val; o INCT-Serviços Ambientais da Amazônia (Servamb), apresentado pela pesquisadora Rita Mesquita; o INCT-Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (Cenbam), pelo pesquisador William Magnusson; e o INCT-Madeiras da Amazônia, pelo pesquisador Niro Higuchi.
Redes Sociais