Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa realiza palestra sobre fungos em escola da zona Norte de Manaus
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa realiza palestra sobre fungos em escola da zona Norte de Manaus

  • Publicado: Segunda, 20 de Outubro de 2014, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2015, 09h05

 

A atividade foi direcionada aos alunos do ensino fundamental com o objetivo de mostrar aos estudantes a importância dos fungos no nosso cotidiano. O evento faz parte da programação da SNCT

Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa

Como parte da programação da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizou na manhã desta terça-feira (21) a palestra “Fungos no nosso dia a dia”. A atividade foi direcionada aos alunos do ensino fundamental, do Centro Educacional Ana Cleide, localizado no bairro Cidade Nova 4, zona Norte de Manaus. O objetivo foi mostrar aos estudantes a importância dos fungos no nosso cotidiano.

De acordo com a palestrante, a bióloga Vanessa Siqueira, mestranda em Agricultura no Trópico Úmido do Inpa, os fungos, também chamados de bolores, mofos ou cogumelos, estão presentes constantemente nas nossas atividades diárias. “Eles são tão importantes que hoje constituem um reino à parte, como os reinos vegetal e animal”, explica a mestranda, acrescentando que os fungos apresentam tal diversidade, do micro ao macroscópio. “No entanto, eles possuem algumas características em comum que os distinguem dos outros seres vivos”, diz.

Durante a palestra, Siqueira abordou sobre a presença dos fungos no nosso cotidiano e sua importância como parte da produção de alimentos, como pães, vinhos e cervejas e antibióticos e também sobre as doenças provocadas em vegetais, animais e humanos e como se prevenir no dia a dia das contaminações.

A SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis). A programação é realizada anualmente e busca estimular atividades de divulgação, difusão e apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos pela população.

A abertura oficial da SNCT aconteceu no dia 12 de outubro e foi oficialmente encerrada no último domingo (19. Porém, há ações que acontecem antes e depois dessa data. São palestras, minicursos e visitas técnicas realizadas dentro e fora do Inpa, como em escolas da rede pública de ensino e particulares, universidades e demais outros órgãos do setor público.

Desenvolvimento Sustentável

Com uma programação extensa, a SNCT também se fez presente no Simpósio de Biologia do Centro Universitário Uninorte, com a palestra “Desenvolvimento sustentável da Amazônia – o papel do biólogo”, proferida pelo coordenador de Extensão (Coex/Inpa), Carlos Bueno.

Outra atividade com participantes da SNCT do Inpa foi o “Papo Sustentável” dentro da Jornada Interdisciplinar da Faculdade Martha Falcão (Join). O tema debatido foi “Amazônia e seus matizes: redes, formas de conhecimentos, processos e produtos inovadores”. O coordenador da Coex apresentou os resultados do Inpa em termos de conhecimentos da floresta e os potenciais aproveitamentos.

A SNCT contou com o apoio e parceria de diversas instituições, dentre eles a Sempab, Instituto Ipê, Instituto Piaguaçu, produtores do rio Negro, produtores do município de Rio Preto da Eva, Comando Militar da Amazônia (CMA), Rede Maniva, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Também contou com o apoio dos grupos de pesquisas de Agronomia e do Laboratório de Tecnologia de Alimentos do Inpa, Associação dos Servidores do Inpa (Assimpa) e Divisão de Suporte às Estações e Reservas (Deser).

registrado em:
Fim do conteúdo da página