Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Livro produzido em parceira com pesquisadores do Inpa ganha o 2º lugar no Prêmio Jabuti 2014
Início do conteúdo da página
Notícias

Livro produzido em parceira com pesquisadores do Inpa ganha o 2º lugar no Prêmio Jabuti 2014

  • Publicado: Domingo, 19 de Outubro de 2014, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2015, 09h02

 

Resultado de quase uma década de pesquisas, “Peixes do rio Madeira” é uma produção coletiva que envolveu mais de 50 pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras, dentre elas o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI)

Da Redação da Ascom Inpa

É uma satisfação ficarmos entre os três melhores. Isso demonstra que o trabalho produzido sobre os peixes do rio Madeira é de qualidade”, disse o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Jansen Zuanon, um dos organizadores do livro “Peixes do rio Madeira”, que conquistou o segundo lugar do 56º Prêmio Jabuti 2014, na categoria Ciências Naturais.

A cerimônia de entrega do prêmio acontece no dia 18 de novembro, no auditório do Ibirapuera, em São Paulo. O primeiro lugar nessa categoria foi para Livro Vermelho da Flora do Brasil, organizado por Gustavo Martinellli e Miguel Avila Moraes, enquanto o terceiro lugar ficou com Guia dos Anfíbios da Mata Atlântica – Diversidade e Biologia, de Célio Haddad e outros autores.

A fase final do Prêmio Jabuti aconteceu na última quinta-feira (16 de outubro), quando foram escolhidos os três primeiros lugares de cada uma das 29 categorias do prêmio. Com 27 categorias, o Prêmio Jabuti é um dos mais importantes da literatura brasileira. É uma distinção que se dá ao ganhador e representa ser admitido em uma seleção de notáveis da literatura nacional.

O livro “Peixes do rio Madeira” é uma produção coletiva que envolveu mais de 50 pesquisadores de instituições de pesquisas brasileiras e estrangeiras, dentre elas o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). Jansen Zuanon, Efrem Ferreira, Lucia Rapp Py-Daniel e Geraldo Mandes dos Santos, da Coordenação de Biodiversidade (Cbio), do Inpa, bem como diversos alunos e ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (Badpi/Inpa), estão entre os autores.

Para Zuanon, as informações reunidas no livro representam um legado fundamental para o conhecimento da ictiofauna da bacia do rio Madeira e representa uma ferramenta para futuros estudos sobre os peixes do rio Madeira, servindo como registro histórico de sua ictiofauna antes da instalação dos empreendimentos hidrelétricos de Santo Antônio e Jirau, em Porto Velho (RO).

A publicação “Peixes do rio Madeira” é fruto de uma parceira entre a Santo Antônio Energia, a Universidade Federal de Rondônia (Unir), o Instituto de Estudos e Pesquisas Agroambientais e Organizações Sustentáveis (Ieapagro), o Inpa e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O livro é resultado de quase dez anos de pesquisas e está dividido em três volumes, contendo mais de 1.000 páginas de textos e imagens sobre 736 espécies de peixes do rio Madeira. As informações utilizadas para a elaboração do livro foram obtidas durante os estudos ambientais referentes à construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, nas proximidades de Porto Velho, no rio Madeira.

A obra “Peixes do rio Madeira” também está disponível na versão digital e pode ser acessada gratuitamente clicando aqui.

Publicada pela Editora Dialeto Latin American Documentary, a obra foi organizada pelos pesquisadores Luiz Jardim de Queiroz, atualmente na Universidade de Genebra (UniGe), Gislene Torrente Vilara, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), William Massaharu Ohara, atualmente no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), Tiago Henrique da Silva Pires e Jansen Zuanon, ambos do Inpa, e Carolina Rodrigues da Costa Doria, da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Peixes do rio Madeira” é o um dos dois livros produzidos com participação de pesquisadores do Inpa que concorreu ao Prêmio Jabuti em 2014. O livro “Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição: nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença”, no qual os pesquisadores Jaime Aguiar e Lucia Yuyama (in memoriam) escreveram um capítulo que trata da importância da vitamina A, foi um dos 10 finalistas ao prêmio na área de Saúde.

No site do Prêmio Jabuti está a lista completa dos vencedores.

Saiba mais

Em 2013, outros dois servidores do Inpa foram finalistas na categoria Ciências Naturais. O livro “Polinizadores no Brasil: contribuição e perspectivas para a biodiversidade, uso sustentável, conservação e serviços ambientais”, no qual um dos autores foi o técnico das Coleções de Invertebrados do Inpa, Thiago Mahlmann, obteve o terceiro lugar. O pesquisador José Albertino Rafael foi finalista da primeira fase do prêmio, ao contribuir com a obra “Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia”.

De acordo com o pesquisador José Luís Camargo, “quem abriu essa fila de premiação” no Instituto foi o livro “Guia de Propágulos e Plântulas da Amazônia”, escrito por ele, Isolde Ferraz, Mariana Mesquita, Bráulio Santos e Heloisa Brum. A obra conquistou a terceira colocação na categoria Ciência da Saúde e Ciências Naturais do Jabuti, em 2009, quando ambas eram conjuntas.  

Veja também:

registrado em:
Fim do conteúdo da página