Mesa-redonda discute ciência e sociedade com pesquisadores e produtores rurais
Atividade compartilhou conhecimento e tecnologias desenvolvidas pelo Inpa com produtores rurais e estes mostraram avanços e desafios enfrentados no setor
Por Lorena Andrade – Ascom Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promoveu nesta quarta-feira (15) a mesa-redonda “Diálogo de Saberes: Ciência e Sociedade com pesquisadores e produtores rurais”, no auditório da ciência do Instituto. O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e reuniu pesquisadores, estudantes, produtores rurais e interessados.
A mesa foi composta pelo coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno; o presidente da Associação dos Produtores Orgânicos no Estado do Amazonas (Apoam), Raimundo Moura; o chefe de divisão do Ministérioda Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Klerysson da Costa, e o representante da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab), Nilson Santos.
De acordo com Bueno, foram realizadas várias atividades com os produtores, como a visita técnica à Estação Experimental de Hortaliças (KM 14, da AM-010/ Manaus-Itacoatiara), a feira de produtos orgânicos e regionais e a oficina de segurança alimentar e manipulação de frutos. A duas últimas acontecem nesta quinta-feira.
O presidente da Apoam, Raimundo Moura, mostrou ao público as finalidades, atividades, desafios – como assistência técnica, acesso à semente e logística - e avanços da associação, dando exemplo da participação dos produtores nas feiras, reuniões, mutirões de compostagem e visitas de conformidade. “O mutirão de compostagem é algo muito interessante, pois os produtores podem com isso ter uma produção melhor” disse Moura.
Para a produtora de hortaliças do ramal da Cachoeira no Rio Preto da Eva, Maria de Lourdes, as atividades propostas pelo Inpa juntamente com a Apoam são importantes para a capacitação e aumento da produção. “Nós que trabalhamos com a terra tivemos a oportunidade de conhecer e aprender coisas que não sabíamos, algumas que eu nem sabia que existiam”, contou.
Segundo a pesquisadora Gislene Zilse, do Grupo de Pesquisas de Abelhas (GPA), o objetivo da mesa-redonda é colocar algumas tecnologias que o Inpa desenvolve com animais, como as abelhas, os peixes, além do cultivo de fruteiras e hortaliças a serviço dos produtores.
“Essa mesa é um momento de conversa, de debate entre pesquisadores e produtores rurais e, claro, envolvendo o assunto da SNCT, que é o desenvolvimento de tecnologia para o desenvolvimento social” disse Zilse.
Nesta quinta-feira, os produtores participarão da oficina de segurança alimentar e manipulação de frutos, às 14h, no Laboratório de Nutrição do Inpa.
Ainda à tarde (14h30) e dentro da programação da SNCT, o auditório da Ciência receberá a Mesa-Redonda “Agrotóxicos: Realidade e políticas públicas na Amazônia”.
Redes Sociais