Ciclo de Palestras do Inpa debate acesso ao patrimônio genético e conhecimento tradicional associado
As cinco rodadas de palestras visam capacitar os servidores e pesquisadores do Instituto em assuntos relacionados à inovação, propriedade intelectual e elaboração de indicadores de CT&I
Da Redação da Ascom
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI), por meio da Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (Ceti), promove nesta sexta-feira (17) a palestra “Acesso ao Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado”, às 9h, no auditório da Biblioteca do Inpa. O evento faz parte da Semana de Inovação, uma das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que segue até domingo.
De acordo com a coordenadora da Ceti, Rosângela Bentes, a palestra é destinada a servidores, pesquisadores e demais interessados no assunto. Na programação, o participante poderá conhecer o histórico da linha Ekos da Natura, o conhecimento tradicional associado no Brasil e as alternativas de solicitação de acesso pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“Também serão trabalhados os principais conceitos da Legislação e a proposta do novo Marco Legal”, disse Bentes.
Iniciado na segunda-feira (13), o ciclo de palestras tem como objetivo capacitar os servidores em assuntos relacionados à inovação, propriedade intelectual e elaboração de indicadores de CT&I de forma estratégica no âmbito da instituição. O Ciclo acontece das 9h às 18h, no auditório e sala de treinamento da biblioteca.
No decorrer da semana, outras quatro palestras fazem parte do seminário, como Busca e análise de informações tecnológicas de patentes com acesso à base de dados, Uso do software Orbis, Prospecção tecnológica e estudos mercadológicos e Uso do software Vantage Point.
Redes Sociais